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dc.contributor.author Zanella, Andréa Vieira
dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.date.accessioned 2011-10-29T22:40:59Z
dc.date.available 2011-10-29T22:40:59Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation ZANELLA, Andréa Vieira ; MOLON, Susana Inês . Psicologia (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re)invenção da vida. Contrapontos, Itajaí, v. 7, n.2, p. 255-268, mai./ago, 2007. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/904>. Acesso em: 27 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1184
dc.description.abstract Este trabalho, eminentemente teórico, tem por objetivo demarcar a necessidade da produção de práticas psi potencializadoras da vida, comprometidas com a criação de formas novas de existência singulares e coletivas em contextos educacionais. Para tanto, parte-se de reflexões sobre o modo como as relações entre Psicologia e Educação vêm se processando historicamente no Brasil, destacando-se a crítica às interfaces que mascaram as condições históricas que (re)produzem relações sociais de dominação/submissão e suas variadas formas de discriminação e violência. Em contraposição, defende-se a necessidade de relações estéticas e éticas, pois estas se caracterizam pela experimentação e constituição de relações sociais mutuamente constitutivas cujo foco é a sensibilidade e o acolhimento à diversidade que caracteriza a condição humana. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this eminently theoretical work is to demarcate the need for the production of psi practices that empower life, committed to the creation of new forms of singular and collective existence in educational contexts. It starts with reflections on the way in which relationships between Psychology and Education have been historically constructed in Brazil, highlighting the criticism of the interfaces which mask the historical conditions that(re)produce social relationships of domination/submission and their various forms of discrimination and violence. In contraposition, it defends the need for aesthetic and ethical relationships, since these are characterized by experimentation and constitution of mutually constitutive social relationships, which focus on sensibility and embracing the diversity that characterizes the human condition. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Psicologia e educação pt_BR
dc.subject Psicologia escolar pt_BR
dc.subject Práticas psi pt_BR
dc.subject Relações éticas e estéticas pt_BR
dc.subject Psychology and education pt_BR
dc.subject School psychology pt_BR
dc.subject Psi practices pt_BR
dc.subject Ethical and aesthetic relationship pt_BR
dc.title Psicologia (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re)invenção da vida pt_BR
dc.title.alternative Psychology and (in) contexts of formal schooling : practices of domination and (re)invention of life pt_BR
dc.type article pt_BR


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