dc.contributor.author |
Goldberg, Luciane Germano |
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dc.contributor.author |
Yunes, Maria Angela Mattar |
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dc.contributor.author |
Freitas, José Vicente de |
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dc.date.accessioned |
2011-10-31T20:02:36Z |
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dc.date.available |
2011-10-31T20:02:36Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.identifier.citation |
GOLDBERG, Luciane Germano; YUNES, Maria Ângela Mattar; FREITAS, José Vicente de. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 97-106, jan./abr, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a11.pdf>. Acesso em: 29 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1413-7372 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1207 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho resultou de reflexões sobre a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner associada ao pensamento de estudiosos da Educação Ambiental. O foco deste artigo será compreender a relação entre percepção, o desenho e o conceito de atividade molar na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner. Pressupõe-se que o desenho é também uma forma de expressar criativamente a percepção que as crianças têm dos ambientes que habitam. Será ressaltada a importância da imaginação e potencial da expressão do desenho como importante ferramenta na construção de conhecimentos e integração de experiências originadas em contextos variados. Estas experiências gráficas fazem parte do crescimento psicológico e são essenciais para a formação de indivíduos sensíveis, criativos e capazes de transcender e transformar a realidade. Para trabalhar com estas idéias são exemplificados desenhos de crianças de uma ONG no Extremo Sul do Brasil que propõe educação ambiental através de arte-educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work is a result of reflexions on the Ecology of Human Development of Urie Bronfenbrenner associated to thoughts of Environmental Education scientists. The focus of this article is to understand the relation among perception, drawing and the concept of molar activity under the ecological perspective of Bronfenbrenner. We supposed that drawing is also a way to express with creativity the perception children have of their own environment. The importance of imagination and the potential of expression of drawing will be emphasized as a relevant tool to build knowledge and integrate experiences which are originally from different contexts. These graphic experiences are part of psychological evolution and are essential to raise sensitive and creative individuals who are able to transcend and transform reality. In order to work with these ideas we bring examples of children’s drawings produced in a non governmental institution located in the extreme south of Brazil and we propose environmental education through art education. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Desenho infantil |
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dc.subject |
Ecologia do desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Arte-educação |
pt_BR |
dc.subject |
Children’s drawing |
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dc.subject |
Ecology of development |
pt_BR |
dc.subject |
Art-education |
pt_BR |
dc.title |
O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Drawing in childhood and the ecology of human development |
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dc.type |
article |
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