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dc.contributor.author Pereira, Maria Odete da Rosa
dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.contributor.author Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.date.accessioned 2011-11-01T13:53:19Z
dc.date.available 2011-11-01T13:53:19Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation PEREIRA, M. O. R. ; MOLON, S. I.; LOUREIRO, C. F.. O sentido estético e o trabalho criativo como elementos estruturantes de uma proposta de educação ambiental com pescadores artesanais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 21, p. 378-392, 2008. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol21/art25v21.pdf>. Acesso em: 25 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1210
dc.description.abstract A intenção desse trabalho é desenvolver uma reflexão crítica acerca do trabalho criativo e do sentido estético na pesca artesanal, concebendo-os como elementos fundantes da produção social das comunidades de pescadores do estuário da Lagoa dos Patos. Além disso, objetiva articular alguns aportes teóricos com dados da realidade empírica observados e analisados por Pereira (2005; 2006) e Reis (2005) sobre as condições da capacidade produtiva do sistema ambiental da pesca no extremo sul do país, bem como sobre as condições de vida e de trabalho desses pescadores artesanais. Para estas análises nos apoiamos na teoria crítica, do ponto de vista da educação ambiental, nas idéias estéticas de Marx propostas por Vázquez (1978) e nas contribuições da obra de Vygotsky (2001). pt_BR
dc.description.abstract This study aims at developing a critical reflection about the creative work and aesthetic sense in artisanal fishing, assuming that they are founding elements of social production in fishery communities from Lagoa dos Patos estuary. Moreover, the present study seeks to articulate some of the theoretical framework based on data from empirical reality, which was observed and analyzed by Pereira (2005; 2006) and Reis (2005), with reference to the productive capacity condition of the fishing vironmental system in the extreme south of Brazil, as well as to artisanal fishermen’s living and working conditions. The following analyses were based on critical theory, from the standpoint of environmental education, on Marx’s aesthetic ideas as they were proposed by Vázquez (1978), and on contribution from the work of Vygotsky (2001). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Trabalho criativo pt_BR
dc.subject Sentido estético pt_BR
dc.subject Educação ambiental e pesca artesanal pt_BR
dc.subject Creative work pt_BR
dc.subject Aesthetic sense pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Artisanal fishing pt_BR
dc.title O sentido estético e o trabalho criativo como elementos estruturantes de uma proposta de educação ambiental com pescadores artesanais. pt_BR
dc.type article pt_BR


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