Abstract:
Estudo bibliométrico sobre redes de colaboração científica entre os professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). As características de colaboração foram estudadas através das co-autorias dos artigos publicados em periódicos, no período entre 1991 e 2002. As análises revelaram que os professores publicam mais artigos em autoria compartilhada do que individual. Não foi encontrada relação entre o aumento da produtividade e um número maior de colaboradores, pois a taxa de produtividade e a taxa de autores por artigo não apresentam a mesma tendência; ou seja, o número de artigos publicados cresceu enquanto que o número de colaboradores permaneceu constante no período estudado. As análises de redes sociais revelaram uma configuração em torno dos professores mais produtivos.
The article is a bibliometric study on the scientific collaboration networks between professors in the Graduate Program in Epidemiology from the Federal University of Pelotas (PPGE/UFPel). The characteristics of the collaboration were studied by means of co-authorship of articles published in journals between 1991 and 2002. The analysis showed that professors publish more shared than single authorship articles. Correlation between productivity and collaboration was not found, since productivity rate and authorship rate per paper did not exhibit the same trend, i.e., the number of published papers increased whereas the number of collaborators was maintained. The analysis of social networks revealed a configuration around the most productive professors.