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dc.contributor.author Bersch, Ângela Adriane Schmidt
dc.contributor.author Yunes, Maria Angela Mattar
dc.date.accessioned 2011-11-01T15:57:29Z
dc.date.available 2011-11-01T15:57:29Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation BERSCH, A. A. S.; YUNES, M. A. M.. O brincar e as crianças hospitalizadas: contribuições da abordagem ecológica. Ambiente & Educação, v. 13, p. 119-132, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/view/979/411>. Acesso em: 29 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1413-8638
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1242
dc.description.abstract O estudo visa investigar a influência do brincar no microssistema pediatria hospitalar durante o período de hospitalização sob a ótica dos profissionais, dos pacientes pediátricos e de seus responsáveis. O brincar possibilita que a criança hospitalizada passe de uma situação passiva de doente para outra, ativa, podendo ser entendida como um fator de proteção aos riscos sociais do contexto hospitalar. A pesquisa de cunho qualitativo terá como instrumentos para coleta de dados, diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. Para compreender as múltiplas interações, abordaremos ecologicamente o desenvolvimento humano, calcados na teoria ecológica e bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Os resultados preliminares apontam a necessidade de um estudo científico. A maioria dos pacientes, segundo os responsáveis, ficava deprimida logo após a internação; porém alegara melhoras após o brincar orientado. Muitas das crianças desconheciam a sua doença e apresentaram algum tipo de medo com relação aos procedimentos hospitalares. Os profissionais questionados sobre o nosso trabalho disseram que a recreação terapêutica influenciava no restabelecimento do paciente e o aproximava do corpo clínico. Diante dessa realidade, objetivando transformar o ambiente hospitalar em um espaço de ludicidade permanente, potencializando a aprendizagem e desenvolvimento, propomos a inserção do profissional de Educação Física. pt_BR
dc.description.abstract This study aims at investigating the influence that playing has in the microsystem of hospital Pediatrics during hospitalization time in professionals’, pediatric patients’ and their parents’ points of view. Playing enables hospitalized children to move from a passive/sick situation to an active attitude, and can be understood as a protection factor against social risks in the hospital context. This qualitative research uses diaries and semi-structured interviews to collect data. In order to understand the multiple interactions, human development will be ecologically approached in the light of Urie Bronfenbrenner’s ecological and bio-ecological theory. Preliminary results have shown the need of a scientific study. According to their parents, most patients got depressed soon after admission to the hospital but felt better after playing under our orientation. A lot of children did not know about their diseases and feared hospital procedures somewhat. Professionals who answered the questions about our work said that therapeutic recreation had increased the patient’s conditions and had brought him/her and the staff together. Therefore, we have proposed the insertion of the Physical Education professional in the hospital so that this environment can be transformed into a permanent space to play, to trigger learning, and to develop. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação fisica pt_BR
dc.subject Hospitalização pt_BR
dc.subject Ecologia do desenvolvimento pt_BR
dc.subject Physical Education pt_BR
dc.subject Hospitalization pt_BR
dc.subject Developmental Ecology pt_BR
dc.title O brincar e as crianças hospitalizadas: contribuições da abordagem ecológica pt_BR
dc.title.alternative Playing and hospitalized children: contributions made by the ecological approach pt_BR
dc.type article pt_BR


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