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dc.contributor.author Knuth, Alan Goularte
dc.contributor.author Borges, Thiago Terra
dc.contributor.author Hallal, Pedro Rodrigues Curi
dc.contributor.author Azevedo, Mario Renato
dc.date.accessioned 2011-11-01T19:17:56Z
dc.date.available 2011-11-01T19:17:56Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation KNUTH, A. G. et al. Conhecimento dos acadêmicos de Educação Física sobre os efeitos da atividade física na prevenção e tratamento do diabetes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 15, p. 7-14, 2007. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/771/773>. Acesso em: 31 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0103-1716
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1251
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de acadêmicos de Educação Física sobre o diabetes e sua associação com a prática de atividade física e avaliar a percepção dos acadêmicos quanto à qualidade da formação para lidar com indivíduos diabéticos. Os participantes foram acadêmicos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. De um total de 263 acadêmicos elegíveis, 221 foram entrevistados. O percentual de acadêmicos que corretamente indicou hereditariedade, obesidade e alimentação como fatores de risco para diabetes foi elevado (>90%). Por outro lado, cerca de 1/5 dos acadêmicos não apontou corretamente a principal alteração metabólica resultante do diabetes e 14% desconheciam a associação entre prática de atividade física e diabetes. O conhecimento dos alunos tendeu a aumentar com o passar dos anos, embora os alunos do terceiro ano tenham apresentado conhecimento consistentemente superior aos do quarto ano. Pode-se concluir que o conhecimento dos acadêmicos sobre o diabetes foi satisfatório, embora alguns aspectos ainda possam ser melhorados e a maioria dos acadêmicos julgue sua formação acadêmica “não adequada” para lidar com indivíduos diabéticos. pt_BR
dc.description.abstract The aim of this study was to investigate the knowledge of Physical Education students on diabetes and its association with physical activity practice and to evaluate the perception of the students of the quality of the knowledge gained at the university to deal with diabetic patients. Participants were students of the Physical Education School at the Federal University of Pelotas, Brazil. Out of 263 eligible students, 221 were interviewed. The percentage of students who correctly indicated genetics, obesity and diet as risk factors for diabetes was high (>90%). On the other hand, around 1/5 was not able to correctly identify the most important metabolic alteration a diabetic patients has and 14% were unaware of the association between physical activity practice and diabetes. Knowledge tended to improve with the year at the university, although third year students performed consistently better than fourth year ones. In conclusion, the knowledge of the students on diabetes and its association with physical activity was adequate, although some important aspects could be improved. In spite of the adequate knowledge, most students classified the knowledge gained at the Physical Education School inadequate for dealing with diabetic patients. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diabetes pt_BR
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.subject Atividade motora pt_BR
dc.subject Exercício pt_BR
dc.subject epidemiologia pt_BR
dc.subject Physical activity pt_BR
dc.subject Motor activity pt_BR
dc.subject Exercise pt_BR
dc.subject Epidemiology pt_BR
dc.title Conhecimento dos acadêmicos de Educação Física sobre os efeitos da atividade física na prevenção e tratamento do diabetes pt_BR
dc.type article pt_BR


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