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dc.contributor.author Jou, Graciela Inchausti de
dc.contributor.author Amaral, Bruna
dc.contributor.author Pavan, Carolina Robl
dc.contributor.author Schaefer, Luiziana Souto
dc.contributor.author Zimmer, Marilene
dc.date.accessioned 2011-11-04T10:16:41Z
dc.date.available 2011-11-04T10:16:41Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation JOU, G. I. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.1, p.29-33, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v23n1/a05v23n1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1316
dc.description.abstract Nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores,houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Conclui- se, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores. pt_BR
dc.description.abstract In the last years the Attention Deficit Hyperactive Disorder (ADHD) has increased in schools. This study investigates the number of students reported with the ADHD in 17 schools in Porto Alegre, a city in the south of Brazil. One hundred and thirty six 1st the to 8 grade teachers were asked about their perceptions concerning this behavioral disorder. Two questionnaires filled in by the school direction and by the teachers, respectively, were used. The average of students with ADHD in the schools was 3% - one school reported 51% and the other 0.2%. Concerning teachers’ perceptions it was found a discrepancy between cases identified as ADHD by the teachers and the cases reported by the school direction. It is necessary to offer more information to the schools on the ADHD since most of them do not provide subsidies for the teachers regarding this matter. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Transtorno de déficit de atenção pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Attention deficit hyperactivity disorder pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental pt_BR
dc.title.alternative Attention deficit hyperactivity disorder: a glance at the elementary school pt_BR
dc.type article pt_BR


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