Avaliação neuropsicológica na esquizofrenia: revisão sistemática

Zimmer, Marilene; Jou, Graciela Inchausti de; Sebastiany, Cristina Monmany; Guimarães, Eduardo Reuwsaat; Boechat, Laura de Castro; Soares, Tárcio; Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva

Abstract:

 
O presente artigo tem como objetivo sintetizar estudos sobre os testes neuropsicológicos que estão sendo mais utilizados em esquizofrenia. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, consultando-se: PubMed, MEDLINE (via PubMed) e LILACS, no período entre 1995 e 2006. As palavras-chave foram: cognition and schizophrenia; evaluation and cognition and schizophrenia; functioning and cognition and schizophrenia. Foi feita uma pesquisa manual de referências dos artigos mais citados, incluindo estudos de metanálise, revisão teórica e da Measurement and Treatment Research to Improve Cognition in Schizophrenia. Critérios de inclusão: estudos com pacientes com esquizofrenia que mencionaram a utilização de testes neuropsicológicos. Foi feita uma revisão sobre os testes mais citados, para verificação de nomenclatura, indicações e quais estavam validados para o Brasil. Foram identificados 98 estudos: 77 empíricos, oito metanálises, seis revisões teóricas e sete da Measurement and Treatment Research to Improve Cognition in Schizophrenia. Foram encontrados 102 diferentes nomes de testes neuropsicológicos, com citação de 10 baterias de testes, na maioria compostas por subtestes já padronizados. Entre os 77 estudos empíricos, 22 (28,57%) foram sobre validação de instrumentos ou baterias de testes. Entre os 10 testes mais citados, apenas três possuem validação para o Brasil (WCST; Wechsler Adult Intelligence Scale; Mini-Mental Status Examination). Esses achados evidenciam uma ampla heterogeneidade nos critérios de seleção dos testes neuropsicológicos, divergências na nomenclatura e certa tendência para a criação de novos testes e baterias para avaliação de funções cognitivas. A relevância e características dos prejuízos cognitivos na esquizofrenia revelam a urgente necessidade de identificação específica e padronizada de métodos de avaliação neuropsicológica para pacientes brasileiros.
 
This article aims at summarizing studies on the most commonly used neuropsychological tests in schizophrenia. A systematic literature review was performed on PubMed, MEDLINE (via PubMed) and LILACS, from 1995 through 2006. The keywords were cognition and schizophrenia; evaluation and cognition and schizophrenia; functioning and cognition and schizophrenia. A manual research of references in most frequently cited articles was performed, including meta-analysis studies, theoretical reviews, and the Measurement and Treatment Research to Improve Cognition in Schizophrenia. Inclusion criteria were studies on schizophrenia patients that reported use of neuropsychological tests. A review of the most frequently cited tests was performed to check nomenclature, indications, and which were validated for Brazil. A total of 98 studies were identified: 77 empirical studies, eight meta-analyses, six theoretical reviews and seven from the Measurement and Treatment Research to Improve Cognition in Schizophrenia. There were 102 different names of neuropsychological tests; 10 batteries of tests were cited, most of them composed by previously standardized subtests. Of the 77 empirical studies, 22 (28.57%) were about validation of instruments or batteries of tests. Of the 10 most frequently cited tests, only three had been validated for Brazil (WCST; Wechsler Adult Intelligence Scale; Mini-Mental Status Examination). These findings show a wide heterogeneity in the selection criteria of neuropsychological tests, disagreement as to the nomenclature, and a certain trend toward creation of new tests and batteries for evaluating cognitive functions. The relevance and characteristics of cognitive impairments in schizophrenia confirm the urgent necessity of specific and standardized identification of neuropsychological evaluation methods for Brazilian patients.
 

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