dc.contributor.author |
Silva, Dayse Melo da Silva |
|
dc.contributor.author |
Molon, Susana Inês |
|
dc.contributor.author |
Ança, Caroline da Silva |
|
dc.contributor.author |
Alves, Juliane de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-04T15:58:02Z |
|
dc.date.available |
2011-11-04T15:58:02Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1809-4651 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1335 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas
Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que
expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os
resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject |
Constituição do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.title |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |