Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Dayse Melo da Silva
dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.contributor.author Ança, Caroline da Silva
dc.contributor.author Alves, Juliane de Oliveira
dc.date.accessioned 2011-11-04T15:58:02Z
dc.date.available 2011-11-04T15:58:02Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation SILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-4651
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1335
dc.description.abstract Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Constituição do professor pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record