dc.contributor.author |
Molon, Susana Inês |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-08T23:51:10Z |
|
dc.date.available |
2011-11-08T23:51:10Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.citation |
MOLON, Suzana Inês. Entrelaçando a Psicologia e a Educação: uma reflexão sobre a formação continuada de educadores à luz da psicologia sócio-histórica. Contrapontos , Itajaí , n. 5, p. 237-250, mai./ago, 2002. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/144/123>. Acesso em: 08 nov. 2011 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1338 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo discute a relação entre a Psicologia e a Educação, suas contribuições e
limitações para a construção de um projeto educativo emancipatório. Defende a abordagem sócio-histórica na formação continuada de professores pela possibilidade crítica de tal enfoque, na reflexão da teoria e da prática, no diálogo e no respeito aos diversos tipos de saberes e fazeres. Analisa a perspectiva sócio-histórica que
compreende o homem inserido nas relações sociais, determinado e determinante, mas fundamentalmente um ser humano afetivo e volitivo. Por fim, considera a subjetividade e a afetividade enquanto dimensões constitutivas do sujeito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article discusses the relationship among Psychology and Education and its contributions and limitations for a continuous teacher education. It defends the social-historical teachers’ continuous formation. It analyzes the social-historical perspective that understands man inserted in social relationships as volitive and affective human being. Finally, it considers the subjectivity and the affectivity while constituent dimensions of the subject. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem sócio-histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-historical approach |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.title |
Entrelaçando a Psicologia e a Educação: uma reflexão sobre a formação continuada de educadores à luz da psicologia sócio-histórica |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |