dc.contributor.author |
Molon, Susana Inês |
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dc.date.accessioned |
2011-11-11T22:55:33Z |
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dc.date.available |
2011-11-11T22:55:33Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.identifier.citation |
MOLON, S. I. . Algumas questões epistemológicas e éticas da Psicologia: a avaliação em discussão. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 108-123, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n1/v16n1a09.pdf>.Acesso em: 04 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1342 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos que encontramos na produção do
conhecimento psicológico frente à racionalidade hegemônica que institui um modelo de produção, de aplicação e de avaliação do conhecimento para a educação e para os programas de Pós-graduação,
sobretudo da Psicologia. Para entendermos a condição presente da Psicologia, recorremos ao seu passado, buscando os indícios da
sua história de luta e resistência, os registros de permanência e de rupturas, para que possamos pensar prospectivamente sobre nossa condição e nosso devir. No esforço de sistematizar alguns pontos do debate, vamos abordar inicialmente as especificidades da produção do conhecimento da Psicologia; logo em seguida, enfatizaremos a crise da racionalidade hegemônica e a emergência de um novo paradigma na ciência, e finalizaremos com a discussão sobre a avaliação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study reflects upon some episthemological and ethical dilemma we find in the psychological knowledge production
facing the hegemonic rationality that establishes a model of production, application and evaluation of knowledge to education and to Post-Graduation programmes, above all in Psychology. In order to understand the present condition of Psychology, we revisited its past, searching for indication of its struggle and resistence history, searching marks of permanence and ruptures, so we could think
prospectively about our condition and our becoming. In the effort to systematize some points of the discussion, we initially approach the specificities of Psychology knowledge production; then, we emphasize the hegemonic rationality crisis and the emergence of a new pradigm in science, and we conclude with the discussion on
evaluation. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento e avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge and evaluation |
pt_BR |
dc.title |
Algumas questões epistemológicas e éticas da Psicologia: a avaliação em discussão |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Some episthemological and ethical questions in psychology: Avaliation under discussion |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |