Estudo da Influência da Geomatria do Gume no Desgaste em Ferramentas de PcBN no Torneamento em Plunging

Souza, Dilson José Aguiar de; Schroeter, Rolf Bertrand; Weingaertner, Walter Lindolfo; Teixeira, Cleiton Rodrigues

Abstract:

Características geométricas da quina da ferramenta, como o ângulo de chanfro, largura do chanfro e afiação do gume, entre outros, têm uma influência significativa na vida da ferramenta e determinam o acabamento da superfície e a integridade da peça usinada. O desgaste de ferramenta no flanco e na superfície de saída constitui uma alteração da geometria do gume, sendo esses desgastes um critério para fim de vida. A rugosidade da superfície normalmente aumenta à medida que aumenta o desgaste de flanco e o desgaste de cratera está ligado à confiabilidade do processo. Uma das soluções para amenizar o desgaste de flanco durante a usinagem de materiais endurecidos é a utilização de ferramentas com ângulo de inclinação do gume negativo e/ou gume reforçado por um pequeno arredondamento com a finalidade de resistir às altas forças de corte, as tensões e temperaturas que são geradas na região de corte. Forças axiais e radiais são em grande parte determinadas pela geometria do gume e tendem a aumentar com o aumento do arredondamento do gume de corte e/ou a adição de um chanfro. A geometria do gume de corte tem sido considerada uma das principais características para o sucesso na usinagem materiais endurecidos com ferramentas de PCBN. A análise dos desgastes, causados pela variação da geometria do gume da ferramenta, que envolve este tipo de usinagem, se faz necessária quando se propõe a verificar o desempenho da ferramenta durante a usinagem de material endurecido, bem como o entendimento do processo. O objetivo desse trabalho consiste na verificação da influência da variação da geometria do gume da ferramenta no desgaste em insertos de PCBN e nas componentes da força de usinagem. Foi analisada a usinagem de duas ligas de aços-rápidos sinterizados endurecidos, sendo avaliado o desgaste das ferramentas juntamente com a análise das forças de corte e de avanço, obtidos através de ensaios com uso de plataforma piezelétrica. A estratégia adotada para os ensaios foi de torneamento de plunging.

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