Abstract:
Trata-se de um estudo reflexivo que teve por objetivo apresentar uma discussão acerca da inserção da
família no cuidado à criança hospitalizada. Para discutir este tema, foram resgatados os principais acontecimentos
históricos, políticas públicas e leis que contribuíram para a criação dos primeiros serviços voltados para a saúde
pediátrica e a consolidação da presença da família no hospital. Verificou-se que as mudanças ocorridas na forma de
organização das unidades pediátricas, a partir da inserção da família no cuidado, ainda não se encontram bem
definidas, estando em um processo constante de construção e de debate das possibilidades de (re)organização da
prática assistencial. A reciprocidade no cuidado pode favorecer uma melhor identificação das necessidades das
crianças possibilitando, assim, o planejamento de uma assistência mais integral, holística e humana.
This theoretical-reflective study discusses the family’s role in hospital childcare. For this purpose, a
survey was made of key historical events, policies and laws that contributed to establishing the first pediatric health
services and validating the family’s presence in the hospital. It was found that the changes that have occurred in how
pediatric units are organized since the family’s role in care was accepted are not yet well-defined, but rather are in
a constant process of construction and of discussion of the possibilities for (re)organizing care. Reciprocity in care can
help identify children’s needs better, making it possible to plan more comprehensive, holistic and humane care.
Se trata de un estudio de reflexión que tuvo por objetivo presentar un debate sobre la inserción de la
familia en el cuidado al niño hospitalizado. Para discutir este asunto, fueron rescatados los principales acontecimientos
históricos, políticas públicas y leyes que contribuyeron para la creación de los primeros servicios dirigidos para la
salud pediátrica y la consolidación de la presencia de la familia en el hospital. Se verificó que los cambios acaecidos
en la forma de organización de las unidades pediátricas, a partir de la inserción de la familia en el cuidado, aún no están bien definidas, estando en un proceso constante de construcción y de debate de las posibilidades de(re)organización de la práctica de asistencia. La reciprocidad en el cuidado puede favorecer una mejor identificación
de las necesidades de los niños posibilitando, así, el planeamiento de una asistencia más integral y holística.