dc.contributor.author |
Brandão, Aline Ferreira |
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dc.contributor.author |
Vargas, Vagner de Souza |
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dc.contributor.author |
Gomes, Giovana Calcagno |
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dc.contributor.author |
Pelzer, Marlene Teda |
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dc.contributor.author |
Lunardi, Valéria Lerch |
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dc.date.accessioned |
2011-12-01T14:41:54Z |
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dc.date.available |
2011-12-01T14:41:54Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde. VITALLE, Rio Grande, v.22, n.1, p. 27-37, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1293/1080>. Acesso em: 15 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2177-7853 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1551 |
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dc.description.abstract |
Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde,
prevenção de doenças ou recuperação da saúde do idoso devem conhecer o
processo nutricional dessa população como fenômeno influenciado por
condições ambientais, sociais e psicológicas. O objetivo deste trabalho foi
realizar uma reflexão teórica acerca da educação nutricional para idosos,
através do processo de educação em saúde. Discutimos questões relacionadas
à educação em saúde, educação nutricional e a educação nutricional para a
população idosa e para seus cuidadores. Através da educação nutricional, os
profissionais de saúde podem transcender seus conhecimentos técnicocientíficos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de
conhecimentos. A implementação de estratégias educativas possibilita a
apreensão do idoso e/ou de seus cuidadores, como sujeito autônomo capaz de
compreender suas necessidades nutricionais e adaptá-las a seus padrões
culturais, preferências, disponibilidades alimentares e possibilidades financeiras
promovendo mudanças no seu processo de viver, capazes de melhorar sua
saúde e sua qualidade de vida. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Professionals whose work is connected to health promotion, disease prevention
and health recovery of older adults must know their nutritional process as a
phenomenon which is influenced by environmental, social and psychological
conditions. This study aims at carrying out a theoretical reflection on the nutritional education for older adults, as part of a health education process. We
have discussed issues related to health education and nutritional education in
general, besides nutritional education for older adults and their caregivers.
Through nutritional education, health professionals can go beyond their
technical-scientific knowledge in order to act as health educators and share
knowledge with others. The implementation of educational strategies enables
older adults and/or their caregivers to be regarded as autonomous subjects who
are able to understand their nutritional needs and adapt them to their cultural
patterns, preferences, food availability and financial conditions. As a result, they
may promote changes in order to improve their health and quality of life. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Alimentar e Nutricional |
pt_BR |
dc.subject |
Promoção à Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência Idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Health Education |
pt_BR |
dc.subject |
Food and Nutritional Education |
pt_BR |
dc.subject |
Health Promotion |
pt_BR |
dc.subject |
Assistance to Older Adults |
pt_BR |
dc.title |
Educação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Nutritional education for older adults and their care gives in the context of heath education |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |