dc.contributor.author |
Bussanello, Josefine |
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dc.contributor.author |
Kerber, Nalú Pereira da Costa |
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dc.contributor.author |
Fernandes, Geani Farias Machado |
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dc.contributor.author |
Zacarias, Caroline Ceolin |
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dc.contributor.author |
Cappellaro, Josiane |
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dc.contributor.author |
Silva, Marília Egues da |
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dc.date.accessioned |
2011-12-01T16:55:57Z |
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dc.date.available |
2011-12-01T16:55:57Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
BUSANELLO, Josefine et al. Humanização do parto e a formação dos profissionais da saúde. Ciência, Cuidado e Saúde: UEM, Paraná, v.10, n.1, p.169-175, 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/8533/pdf>. Acesso em: 09 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1677-3861 |
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dc.identifier.issn |
1984-7513 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1552 |
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dc.description.abstract |
O desenvolvimento do presente estudo, que objetiva identificar aspectos relativos à formação dos profissionais na atenção humanizada ao parto e nascimento, tem como principal objetivo resgatar a importância da inclusão dessa temática no processo de ensino e aprendizado das instituições de ensino superior e nos programas de
educação permanente das instituições de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com levantamento bibliográfico realizado na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), no mês de maio de 2009,
através do descritor humanização do parto, sem delimitação do período de publicação. A partir da análise dos estudos selecionados foram elencadas as seguintes categorias: “A formação acadêmica e a proposta de
humanização do parto e nascimento”; e “Educação permanente: sensibilizando os profissionais da saúde à humanização do parto e nascimento”. Nos resultados constatou-se a predominância do modelo biomédico de atenção à saúde, a desconsideração do ser humano numa perspectiva holística, a carência da abordagem dos aspectos que envolvem a humanização no âmbito acadêmico, a insensibilidade e o despreparo dos profissionais da saúde, os quais se constituem desafios para a atenção humanizada ao parto e nascimento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The development of this study, which aims to identify aspects of vocational training in the humane attention to labor and birth, has as its main justification rescue the importance of inclusion of this theme in the teaching and learning of higher education institutions and continuous education programs of health institutions. It is an
integrative review, with bibliographic review carried out on a Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
database, in May 2009, through the descriptor: humanization of delivery, without limiting the period of publication.
The following categories emerged from the analysis of selected studies: The academic and the proposal for the humanization of childbirth; Permanent Education: touch the health professionals to humanize delivery and birth. In the results, it was noticed that there was a prevalence of the biomedical model of health care, the inconsideration of the human being in a holistic perspective, lack of approach on aspects which comprise humanization in the
academic environment, insensitivity and incapacity of health professionals, which becomes a challenge towards the humanized attention to delivery and birth. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El desarrollo de este estudio, cuyo objetivo es identificar los aspectos de la formación de los profesionales en la atención humanizada al parto y nacimiento, tiene como principal justificación rescatar la importancia de la inclusión de este tema en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las instituciones de educación superior y en
los programas de educación permanente de las instituciones de salud. Se trata de una revisión integradora, con levantamiento bibliográfico realizado en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO), en mayo de 2009, a través del descriptor humanización del parto, sin definir el momento de la publicación. A partir del análisis de los estudios seleccionados se enumeraron las siguientes categorías: La formación académica y la
propuesta de humanización del parto y nacimiento; Educación Permanente: sensibilizando a los profesionales de
la salud para la humanización del parto y nacimiento. En los resultados se constató el predominio del modelo biomédico de atención a la salud, la desconsideración del ser humano en una perspectiva holística, la carencia del abordaje de los aspectos que involucran la humanización en el ámbito académico, la insensibilidad y la falta
de preparación de los profesionales de la salud, los cuales se constituyen desafíos para la atención humanizada al parto y nacimiento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização do parto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Educação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Humanizing delivery |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Humanización del parto |
pt_BR |
dc.subject |
Educación superior |
pt_BR |
dc.subject |
Educación continuada |
pt_BR |
dc.title |
Humanização do parto e a formação dos profissionais da saúde |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Humanization of delivery and formation of health professionals |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Humanización del parto y la formación de los profesionales de la salud |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.4025/cienccuidsaude.v10i1.8533 |
pt_BR |