Show simple item record

dc.contributor.author Machado, Marli
dc.contributor.author Blattmann, Ursula
dc.date.accessioned 2011-12-17T20:18:51Z
dc.date.available 2011-12-17T20:18:51Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation MACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0102-4388
dc.identifier.issn 2236-7594
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1621
dc.description.abstract O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Planos de ensino pt_BR
dc.subject Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject Fluxo da informação pt_BR
dc.subject Fontes de informação pt_BR
dc.subject Biblioteca universitária pt_BR
dc.title A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record