dc.contributor.author |
Machado, Marli |
|
dc.contributor.author |
Blattmann, Ursula |
|
dc.date.accessioned |
2011-12-17T20:18:51Z |
|
dc.date.available |
2011-12-17T20:18:51Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, Marli; Blattmann, Ursula. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.25, n.1, p.9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 17 dez. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0102-4388 |
|
dc.identifier.issn |
2236-7594 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1621 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Planos de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxo da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Fontes de informação |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca universitária |
pt_BR |
dc.title |
A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |