dc.contributor.author |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo |
|
dc.contributor.author |
Freitas, André Luis Castro de |
|
dc.date.accessioned |
2011-12-29T21:42:24Z |
|
dc.date.available |
2011-12-29T21:42:24Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luis Castro de. As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20AS%20PR%C1TICAS%20EDUCATIVAS%20A%20SERVI%C7O%20DA%20TRANSFORMA%C7%C3O%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1982-3657 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1650 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo problematizar as práticas educativas a serviço da
transformação social, com vistas à sustentabilidade da vida. Dentro deste propósito busca-se compreender a crise ambiental para além de ações individuais de “cuidado” com a natureza, percebendo a relação de tal crise com o modelo civilizatório instaurado.
A partir deste pressuposto, tendo como referência o pensamento de Antônio Gramsci
intenta-se desvelar o papel do professor como agente de transformação social. A proposta tem por base evidenciar a necessidade da construção de uma educação que leve
em conta as experiências pessoais concretas do coletivo. Acredita-se que inúmeras são
as possibilidades de práticas educativas transformadoras, entre elas tem-se como
potencial o ensino pela pesquisa, o qual é abordado neste ensaio. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article intends to discuss about educational practices in the service of social transformation towards sustainability of life. With this purpose think to understand the environmental crisis not as individual acts of "care" of nature, but noticing the relationship of such a crisis with the established model of civilization. Is referenced to the thought of Antonio Gramsci where the objective is to reveal the role of teachers as agents of social transformation. The proposal is based on evidence the necessity of building an education that takes into account the specific personal experiences of the
collective. It is believed that there are countless possibilities for transforming
educational practices, including how it has potential for education research, which is
addressed in this essay. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Transformação social |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino pela pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
Social transformation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching the research |
pt_BR |
dc.title |
As práticas educativas a serviço da transformação social: pela sustentabilidade da vida |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |