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dc.contributor.author Paliga, Charlei Marcelo
dc.contributor.author Real, Mauro de Vasconcellos
dc.contributor.author Campos Filho, Américo
dc.date.accessioned 2012-01-04T00:42:06Z
dc.date.available 2012-01-04T00:42:06Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation PALIGA, Charlei Marcelo; REAL, Mauro de Vasconcellos; CAMPOS FILHO, Américo. Estudo da confiabilidade de vigas de concreto armado deterioradas pela agressividade do ambiente marítimo. In: Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica, 3., 2008, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande, 2008. Disponível em: <http://www.semengo.furg.br/2008/24.pdf>. Acesso em 13 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1683
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é fazer a análise da confiabilidade estrutural de vigas de concreto armado que sofreram corrosão da armadura tracionada, devido à sua localização em ambiente agressivo, como zonas marítimas, e que foram recuperadas pela colagem de lâminas de PRFC projetadas de acordo com a fib bulletin 14 “Externally bonded FRP reinforcement for RC Structures”. Para a avaliação da confiabilidade destas vigas foi empregado o método de Monte Carlo juntamente com um modelo não-linear de elementos finitos. Os resultados mostraram que nos casos das vigas analisadas a confiabilidade das vigas deterioradas pode cair a níveis inaceitáveis, sendo que o projeto de recuperação estrutural pode fazer com que a confiabilidade seja igualada ou aumentada em relação às vigas em situação não-deteriorada. pt_BR
dc.description.abstract This work aims at studying the reliability of reinforced concrete beams that suffered corrosion in the tensioned reinforcement, due to its localization in aggressive environment, like marine zones. These beams were rehabilitated by the CFRP sheets bonded in their tensioned faces, designed according to the recommendations of fib bulletin 14 “Externally bonded FRP reinforcement for RC Structures”. In order to evaluate the reliability of these beams it was employed the Monte Carlo method with a nonlinear finite element model. The results showed that the reliability of the damaged RC beams can fall to unacceptable levels, and the design of structural rehabilitation can lead to reliability equal to or higher than the undamaged RC beams reliability. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Recuperação estrutural pt_BR
dc.subject Vigas de concreto armado pt_BR
dc.subject Confiabilidade estrutural pt_BR
dc.subject Método dos elementos finitos pt_BR
dc.subject PRFC pt_BR
dc.subject Structural rehabilitation pt_BR
dc.subject RC beams pt_BR
dc.subject Structural reliability pt_BR
dc.subject Finite element method pt_BR
dc.subject CFRP pt_BR
dc.title Estudo da confiabilidade de vigas de concreto armado deterioradas pela agressividade do ambiente marítimo pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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