dc.contributor.author |
Duarte, Glaucius Décio |
|
dc.contributor.author |
Costa, Antonio Carlos da Rocha |
|
dc.contributor.author |
Carneiro, Mara Lúcia Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2012-01-04T13:24:24Z |
|
dc.date.available |
2012-01-04T13:24:24Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
DUARTE, Glaucius Décio; COSTA, Antônio Carlos da Rocha; CARNEIRO, Mara Lucia Fernandes. Diagramas MOISE+ para organização de cursos na UAB/CEFET-RS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14305/8221pdf>. Acesso em: 12 dez. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1679-1916 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1688 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de
metodologia para organização curricular de cursos para educação a distância, a serem
ministrados pela Universidade Aberta Brasileira. Com base na utilização de sistemas multiagentes, objetiva-se com esta proposta, facilitar a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. O trabalho propõe uma metodologia visual para a gestão de cursos, de modo que as conseqüências a serem obtidas, ocorram através da organização e reorganização significativa das idéias dos docentes envolvidos, objetivando a produção de uma prática docente mais eficaz. Envolve uma reflexão teórico-metodológica, sobre como a metodologia proposta pode proporcionar aos docentes e coordenadores de
curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares, didáticas e pedagógicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work, inside of a interdisciplinary perspective, presents a proposal of methodology for curricular organization of courses for distance learning, to be given for the Brazilian Open University. Based in use of multiagent systems, the objective of this proposal is facilitating the solution of deriving problems in curricular and pedagogical reorganizations. Include a visual methodology proposal for the management of courses, in way that the consequences to be gotten occur through the organization and significant reorganization of the ideas of the involved professors, objectifying the production of a more efficient educational practical. It involves a theoretician-methodological reflection, on as the methodology proposal can provide to the professors and coordinators of course, a new form to more easily explore and analyze the curricular, didactic and pedagogical structures. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Organização de cursos |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas multiagentes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Educational management |
pt_BR |
dc.subject |
Courses organization |
pt_BR |
dc.subject |
Multiagent systems |
pt_BR |
dc.subject |
Distance learning |
pt_BR |
dc.title |
Diagramas MOISE+ para organização de cursos na UAB/CEFET-RS |
pt_BR |
dc.title.alternative |
MOISE+ diagrams to organization of courses in UAB/CEFET-RS |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |