Show simple item record

dc.contributor.author Duarte, Glaucius Décio
dc.contributor.author Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.contributor.author Carneiro, Mara Lúcia Fernandes
dc.date.accessioned 2012-01-04T13:24:24Z
dc.date.available 2012-01-04T13:24:24Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation DUARTE, Glaucius Décio; COSTA, Antônio Carlos da Rocha; CARNEIRO, Mara Lucia Fernandes. Diagramas MOISE+ para organização de cursos na UAB/CEFET-RS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14305/8221pdf>. Acesso em: 12 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1679-1916
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1688
dc.description.abstract Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para organização curricular de cursos para educação a distância, a serem ministrados pela Universidade Aberta Brasileira. Com base na utilização de sistemas multiagentes, objetiva-se com esta proposta, facilitar a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. O trabalho propõe uma metodologia visual para a gestão de cursos, de modo que as conseqüências a serem obtidas, ocorram através da organização e reorganização significativa das idéias dos docentes envolvidos, objetivando a produção de uma prática docente mais eficaz. Envolve uma reflexão teórico-metodológica, sobre como a metodologia proposta pode proporcionar aos docentes e coordenadores de curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares, didáticas e pedagógicas. pt_BR
dc.description.abstract This work, inside of a interdisciplinary perspective, presents a proposal of methodology for curricular organization of courses for distance learning, to be given for the Brazilian Open University. Based in use of multiagent systems, the objective of this proposal is facilitating the solution of deriving problems in curricular and pedagogical reorganizations. Include a visual methodology proposal for the management of courses, in way that the consequences to be gotten occur through the organization and significant reorganization of the ideas of the involved professors, objectifying the production of a more efficient educational practical. It involves a theoretician-methodological reflection, on as the methodology proposal can provide to the professors and coordinators of course, a new form to more easily explore and analyze the curricular, didactic and pedagogical structures. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Organização de cursos pt_BR
dc.subject Sistemas multiagentes pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Educational management pt_BR
dc.subject Courses organization pt_BR
dc.subject Multiagent systems pt_BR
dc.subject Distance learning pt_BR
dc.title Diagramas MOISE+ para organização de cursos na UAB/CEFET-RS pt_BR
dc.title.alternative MOISE+ diagrams to organization of courses in UAB/CEFET-RS pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record