Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Julio Cesar Touguinha de
dc.contributor.author Kautzmann, Rubens Müller
dc.date.accessioned 2012-01-31T06:50:11Z
dc.date.available 2012-01-31T06:50:11Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation ALMEIDA, Julio Cesar Touguinha de; KAUTZMANN, Rubens Müller. A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética. La Salle, Canoas, RS, v. 16, n. 1, p. 43-56, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/51/70>. Acesso em: 07 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1790
dc.description.abstract No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais sobre a filosofia ocidental, tendo como objetivo evidenciar como a nossa civilização, a partir do empirismo representado pela ciência experimental e pela negação da tradição proposta pela filosofia nos séculos XVI e XVII , acabou por articular a crise ambiental que vivemos, a qual, na visão de Heidegger, se traduz por um desenraizamento daquilo que constitui o ser humano, fazendo-o perder a capacidade de saber habitar, acolher e dialogar com o mundo. Ainda dentro de nossa proposta, procuramos evidenciar a potencialidade de uma ética ambiental em Educação Ambiental que, em reabilitando a tradição entendida por Gadamer, nos permita, através da dialética do ouvir, encontrar um linguajar que torne possível compreender as questões que a natureza nos apresenta. pt_BR
dc.description.abstract This article presents some critical reflections on the Western philosophy, with the purpose of demonstrating how our civilization, as from the empiricism represented by the experimental science and by the denying of the tradition proposedby the philosophy in the 16th and 17th centuries resulted in the present environmental crisis, which, according to Heidegger, exposes an uprooting from what conforms the human being and makes him/her lose the capability to know how to inhabit, to give shelter and to dialogue with the world. Also is part of the proposal of this work to evince the potential of an environmental ethics within the Environmental Education that, by rehabiliting the tradition under Gadamer’s concepts, should permit, by means of the hearing dialectics, to find a language that makes possible to understand the issues presented by the Nature. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Tradição pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Tradition pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.title A filosofia da natureza e educação ambiental: uma reflexão crítica na busca de uma direção ética pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EE - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record