dc.contributor.author |
Vianna, Tânia Marisa de Bôer |
|
dc.contributor.author |
Duarte, Anette Kümmel |
|
dc.date.accessioned |
2012-03-20T19:38:19Z |
|
dc.date.available |
2012-03-20T19:38:19Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
VIANNA, Tânia Marisa de Bôer; DUARTE, Anette Kümmel. Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 4, n. 1, p. 25-51, 2009. Disponível em: <http://www.cadernos.ecologia.furg.br/images/artigos/36_tania_anette.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1980-0223 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1938 |
|
dc.description.abstract |
Zooplâncton é a comunidade de organismos, exclusivamente heterotróficos, e de diferentes categorias taxonômicas, que tem capacidade muito baixa ou quase nula de locomoção, de tal forma que sua distribuição está relacionada com o movimento das águas que habitam e não por sua própria motilidade. O zooplâncton tem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente no ciclo de nutrientes e no fluxo de energia, sendo o principal elo de ligação na transferência de matéria produzida pelo fitoplâncton aos organismos dos demais níveis das cadeias tróficas. Sendo assim, é importante informar aos alunos sobre a diversidade zooplanctônica dos ambientes aquáticos e seu papel, tornando-os aptos a atuar na realidade sócio-ambiental em que vivem incentivando comportamentos “ambientalmente corretos”, capazes de reconhecerem-se como integrantes do ambiente e compreendendo a inter-relação entre os seus elementos para conseguir melhor qualidade de vida. O objetivo do trabalho é contribuir, dentro de uma perspectiva teórica e prática para a inserção deste assunto nas séries finais do ensino fundamental, visando diminuir as dificuldades dos professores em encontrar informações sobre este tema e facilitar o ensino-aprendizagem, por meio de subsídios teóricos e sugestões de atividades. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Zooplâncton |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente aquático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Estudando o zooplâncton: uma abordagem para ensino |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |