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dc.contributor.advisor Pitano, Sandro de Castro
dc.contributor.author Vasconcellos, Cristiane Peres de
dc.date.accessioned 2012-08-03T22:15:59Z
dc.date.available 2012-08-03T22:15:59Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation VASCONCELLOS, Cristiane Peres de. Saberes escolares x saberes acadêmicos: proximidade ou distanciamento? o currículo da licenciatura em Geografia da UFPel e os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia da SMED. 2011. 104f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2266
dc.description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Essa dissertação de mestrado analisa o distanciamento bem como a proximidade entre a formação de professores de geografia no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas e a realidade escolar de sua profissão ao lecionarem, vislumbrando se a academia contempla as exigências do âmbito escolar. Para tanto foi feita uma análise documental no currículo da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas comparando-a com o currículo do curso de Licenciatura em Geografia da referida universidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores de geografia graduados em diferentes momentos pela graduação anteriormente citada, demonstrando uma preocupação pautada não somente na questão dos conteúdos programáticos específicos da disciplina de geografia, mas também em todos os outros saberes que permeiam o âmbito escolar e que são imprescindíveis na nossa prática docente, extrapolando a gama de conteúdos da nossa disciplina. Somado a isso, a pesquisa bibliográfica atrelados aos temas questionados também foi bastante pertinente nesse trabalho. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation analyzes the distance and the proximity between the training of teachers of geography in the Bachelor's Degree in Geography, Federal University of Pelotas and school reality of his profession in teaching, seeing that the academy considers the requirements of the school. For this purpose an analysis of documents in the curriculum of the Municipal Education and Sports of Pelotas comparing it with the curriculum of the Bachelor's Degree in Geography from the same university. In addition, interviews were conducted with teachers of geography graduates at different times by the above-mentioned degree, demonstrating a concern based not only on the issue of specific programmatic content of the discipline of geography but also in all other knowledge that permeate the school and are important in our teaching practice, beyond the range of content of our discipline. Added to this, the literature linked to issues questioned was also quite relevant in this work. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação do professor de Geografia pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Currículo acadêmico. pt_BR
dc.subject Profissão docente pt_BR
dc.subject Realidade escolar pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Conteúdos programáticos pt_BR
dc.subject Formation of the Geography teacher pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject Academic curriculum pt_BR
dc.subject Teaching profession pt_BR
dc.subject School reality pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Program Contents pt_BR
dc.title Saberes escolares x saberes acadêmicos: proximidade ou distanciamento? o currículo da licenciatura em Geografia da UFPel e os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia da SMED pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia
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