-
-
Aseff, Dionara Teresinha Aragon
(2018)
O presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, ...
-
-
Rodrigues, Maria de Fatima Baldez
(2018)
Esta tese apresenta o estudo de uma rede de conversação de professores do Ensino Médio, compreendendo que essa é oriunda de uma cultura em que os que vivem nela são sujeitos biologicamente constituídos, legitimados e ...
-
-
Borges, Daniele Simões
(2018)
Este trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos ...
-
-
Maffei, Letícia de Queiroz
(2018)
Esta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um ...
-
-
Zanotta, Patricia Anselmo
(2018)
Esta tese busca compreender como o processo acompanhado de produção dos trabalhos de conclusão de curso - TCC em um curso técnico integrado ao ensino médio possibilita a formação integral na educação profissional. Isso, a ...
-
-
Antiqueira, Liliane Silva de
(2018)
Esta tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender os sentidos construídos pelos professores ...
-
-
Dall' Asta, Marilia Nunes
(2018)
Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar as ações desenvolvidas no Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio e identificar de que forma essas ações contribuem para a formação de professores. O Pacto ...
-
-
Fernandes, Cristiane Lima Terra
(2018)
A pesquisa aconteceu no contexto do fazer docente junto a estudantes surdos em uma escola que desenvolve a proposta de educação bilíngue, cujas línguas em questão são a Língua Brasileira de Sinais - Libras, como primeira ...
-
-
Peixoto, Renata da Silva
(2018)
Na ontogenia do viver as memórias podem ser usadas como referencial para dar sentido aos conhecimentos tratados no processo de formação profissional. Ao ressignificar saberes, a produção de um mundo de significados emerge ...
-
-
Beck, Vinicius Carvalho
(2018)
Invariantes operatórios são ações mentais que podem ser aplicadas a tipos diferentes de situações. Captar os invariantes operatórios de um sujeito enquanto ele tenta agir em determinada situação pode ser a chave para se ...
-
-
Mota, Fernanda Pinto
(2018)
A interação diária entre os indivíduos e os dispositivos móveis torna-se cada vez mais imperceptível. Neste contexto, surge o conceito de computação ubíqua, que é definida como a integração da computação às ações e ...
-
-
Marinho, Julio Cesar Bresolin
(2018)
Essa tese insere-se na área de Educação em Ciências, no campo de estudo da Educação em Saúde (ES), tendo seu ponto de partida as evidências que, dentre as muitas formas de trabalho com a ES, uma característica marcante ...
-
-
Kornatzki, Luciana
(2019)
Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", e teve ...
-
-
Guidotti, Charles dos Santos
(2019)
Nesta tese de doutoramento apresentamos compreensões sobre o que se mostrou do fenômeno investigação sobre/na sala de aula de Ciências. Situamos o estudo no campo da formação de professores de Ciências, buscando significar ...
-
-
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
(2019)
A presente tese busca estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade, no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Nesse sentido, ...
-
-
Silva, Gisele Ruiz
(2019)
A presente tese de Doutorado em Educação em Ciências tem como foco de análise a infância escolarizada. O estudo busca responder ao seguinte problema: Que verdades circulam na revista Pátio Educação Infantil que orientam a ...
-
-
Devincenzi, Sam da Silva
(2019)
A Aprendizagem Ativa surge como uma área onde o aluno é incentivado a fazer mais em seu processo de aprendizagem que somente ouvir. Dentre as estratégias de Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é ...
-
-
Martins, Daner Silva
(2019)
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra ...
-
-
Varela, Cristina Monteggia
(2019)
Esta tese, produzida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos" tem, ...
-
-
Martinelli, Núbia Rosa Baquini da Silva
(2019)
Estudou-se a relação entre os movimentos de ensinar e de aprender ciências naturais no contexto da sala de aula de Ciências do Ensino Fundamental, com foco nas interações discursivas. Trata-se de pesquisa qualitativa, ...