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dc.contributor.author Kitzmann, Dione Iara Silveira
dc.contributor.author Asmus, Milton Lafourcade
dc.date.accessioned 2012-08-15T15:28:52Z
dc.date.available 2012-08-15T15:28:52Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation KITZMANN, Dione Iara Silveira; ASMUS, Milton Lafourcade. Ambientalização sistêmica do currículo ao socioambiente. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 269-290, 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/kitzmann-asmus.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1645-1384
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2360
dc.description.abstract A fim de contribuir com a integração da Educação Ambiental nos currículos escolares, propomos neste trabalho o conceito de ambientalização sistêmica, a qual busca avançar no conceito de ambientalização ao incorporar a ressignificação socioambiental tanto de conteúdos e metodologias quanto de estruturas educativas, num processo abrangente e globalizante. O enfoque sistêmico na ambientalização curricular foi discutido em função de duas vertentes principais: a) a tensão entre reforma e inovação curricular e b) a caracterização da ambientalização como processo e produto sistêmico, representadas em mapas conceituais, que são diagramas que mostram inter-relações significativas entre conceitos. Identificamos que a ambientalização curricular sistêmica pode ser classificada em três dimensões (processo, abrangência, magnitude) e seis graus, de acordo com o seu desenvolvimento e das características que assume. pt_BR
dc.description.abstract To contribute to the integration of environmental education in curricula, we propose in this paper the concept of systemic environmentalization, which seeks to advance the concept of curriculum environmentalization by incorporating the new meaning of both content and methodology as infrastructure, in a comprehensive and globalizing process. The systemic focus on curriculum environmentalization was discussed on the basis of two main components: a) the tension between reform and curriculum innovation and b) the characterization of curriculum environmentalization as a process and systemic product, identified in concept maps, which are diagrams that represent significant interrelationships between concepts. We identified that systemic curriculum environmentalization can be classified into three dimensions (process, scope, magnitude) and six degrees, according to its development and the characteristics it takes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Systemic environmentalization pt_BR
dc.subject Curriculum environmentalization pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Curriculum and environment pt_BR
dc.subject Ambientalização sistêmica pt_BR
dc.subject Ambientalização curricular pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Currículo e meio ambiente pt_BR
dc.title Ambientalização sistêmica do currículo ao socioambiente pt_BR
dc.type article pt_BR


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