Relação entre o fenótipo de resistência a múltiplas drogas e marcadores de células tronco em uma Leucemia Mieloide Crônica humana

Miranda, Daiane Marques

Abstract:

O envolvimento de células tronco tumorais no desenvolvimento de leucemias vem sendo estudado há algum tempo. Embora uma parcela de células leucêmicas responda positivamente à quimioterapia existe outra que se torna resistente, levando à recidiva desta neoplasia. Para estabelecermos uma relação entre o fenótipo de resistência a múltiplas drogas e marcadores de células tronco tumorais, foram utilizadas duas linhagens celulares leucêmicas humanas, correspondente a Leucemia Mielóide Crônica em fase blástica, sendo uma sensível à quimioterapia, chamada K562 e outra selecionada resistente à quimioterapia, a partir da sua parental K562, chamada K562-Lucena (Lucena). Com base nos resultados constatamos que ambas as linhagens celulares possuem o mesmo perfil fenotípico para os marcadores de células tronco hematopoiéticas CD34+CD38-. O fenótipo de resistência desenvolvido nas células Lucena através da superexpressão do gene ABCB1 e uma elevada expressão dos genes ABCG2 e ABCC1 pode estar associado à elevada indução do fator de transcrição Oct-4 nestas células, já que as seqüências regulatórias dos genes que codificam para as proteínas de resistência analisadas possuem sítios de ligação para este fator de transcrição.

Description:

Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada, Instituto de Ciências Biológicas, 2009.

Show full item record

 

Files in this item