Show simple item record

dc.contributor.advisor Pitano, Sandro de Castro
dc.contributor.author Silva, Maria Angélica Arocha da
dc.date.accessioned 2012-08-24T02:47:37Z
dc.date.available 2012-08-24T02:47:37Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SILVA, Maria Angélica Arocha da. A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire. 2011. 104f. Dissertação( Mestrado em Geografia)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2433
dc.description Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo compreender a concepção do grupo de professores de Geografia do Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/RS, a respeito da interdisciplinaridade. Os procedimentos metodológicos contaram como o uso da revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A pesquisa foi realizada com quatro professores, que atuam com as séries finais do ensino fundamental, e com a coordenadora pedagógica da área de Geografia. Para se estabelecer a respeito de que proposta interdisciplinar se está partindo, o estudo é focado no pensamento de Paulo Freire, portanto a interdisciplinaridade foi abordada, na perspectiva inicial, de uma educação que procure entender o conhecimento como um todo e não somente em partes fragmentadas. Desta forma, possibilitando a ações dos sujeitos envolvidos de maneira a integrar os diferentes conhecimentos científicos entre si, somando às múltiplas realidades dos indivíduos. O diálogo sobre esta proposta metodológica direcionou a discussão de categorias que melhor explicariam essa concepção, encontrando desta forma, as categorias coletividade, tempo e avaliação como propulsoras da interpretação das entrevistas com os professores. Assim, a concepção dos professores de Geografia a respeito deste assunto, mostrou que eles entendem esta proposta metodológica como importante e fundamental para a compreensão mais totalizadora dos alunos acerca dos conteúdos desenvolvidos, mas que ainda há muitos limites que podem estar sendo superados e possibilidades de vencer estas limitações buscando, deste modo, alcançar o inédito viável. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to understand the concept of the group of teachers of Geography in the College Hall Pelotense - Pelotas / RS, about interdisciplinarity. The methodological procedures counted as the use of literature review, semi-structured interviews and document analysis. The survey was conducted with four teachers who work with the upper grades of elementary school, and the educational coordinator of the area of Geography. To establish the interdisciplinary approach to what you are leaving, the study focuses on the thinking of Paulo Freire, so interdisciplinary has been addressed in the initial perspective, an education that seeks to understand knowledge as a whole and not only in fragmented parts . Thus, allowing the actions of individuals involved in order to integrate the different scientific knowledge among themselves, adding to the multiple realities of individuals. The dialogue on this methodological approach focused discussion of categories that better explain this concept, finding this way, the community categories, and assessment as driving time of the interviews with teachers. Thus, the notion of geography teachers on this subject, showed that they understand this proposal as an important methodological and fundamental to understanding more about the totalizing of the students developed content, but there are still many limitations that could have been overcome and opportunities seeking to overcome these limitations, thus achieving the untested feasibility. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.title A interdisciplinaridade no ensino de Geografia na perspectiva dos professores da Colégio Municipal Pelotense - Pelotas/ RS: um estudo ancorado no pensamento de Paulo Freire pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Programa de Pós-Graduação em Geografia
  • Show simple item record