A competência oral em inglês sob o olhar de futuros professores

Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira

Abstract:

Neste trabalho, discuto as crenças que acadêmicos ingressantes no Curso de Letras Português/Inglês têm sobre a dimensão e importância do desenvolvimento da competência oral na língua estrangeira no Curso de Licenciatura, assim como em sua futura prática profissional no Ensino Fundamental e Médio. Investigo também as responsabilidades que os participantes da pesquisa percebem assumir, enquanto licenciandos e futuros professores de língua inglesa, com relação à competência oral. Os oito informantes são alunos do Curso de Letras em uma IFES no sul do Brasil e freqüentam a disciplina Língua Inglesa I, ministrada pela pesquisadora. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram dois questionários e uma entrevista, com o objetivo de fazer levantamento de crenças sobre competência oral. As crenças relatadas pelos participantes desta pesquisa trazem relevantes contribuições para um melhor entendimento das expectativas dos licenciandos com relação às práticas dos professores formadores, assim como da maneira pela qual pensam traduzir suas crenças sobre competência oral em inglês para sua futura prática docente (Barcelos e Abrahão, 2006).

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Trabalhos apresentados em eventos