Efeito da suplementação alimentar com sementes de girassol na reprodução e no crescimento de avestruz (Struthio camelus)

Junqueira, Samara Pimentel

Abstract:

O suprimento de nutrientes para o embrião de aves está confinado ao saco vitelino, cuja composição é influenciada pela dieta e metabolismo maternos. Considerando a importância dos ácidos graxos e da vitamina E na reprodução e crescimento de embriões de aves, esta pesquisa teve como objetivo verificar o efeito de uma suplementação alimentar com sementes de girassol no desempenho reprodutivo de avestruzes adultos e no crescimento dos filhotes. Neste experimento, oito casais criados em uma fazenda, foram organizados em dois grupos de quatro casais e foram alimentados com 1,5 kg/ave/dia de ração específica para avestruzes reprodutores, forrageio e água ad libitum e o grupo suplementado ainda recebeu 150 gr/ave/dia de sementes de girassol inteiras. Esta dieta começou um mês antes do início do período de postura e continuou até o final da postura. Os ovos foram incubados artificialmente. Os dados para número de ovos postos por fêmea, fertilidade dos ovos postos e a eclodibilidade dos ovos férteis foram coletados. Os filhotes, desde a eclosão até completar trinta dias, foram separados em dois grupos, controle e suplementado. Em cada grupo, foram alocados animais de casais suplementados e animais de casais controle. O grupo de filhotes controle recebeu 4% do peso vivo/dia de ração inicial peletizada específica para avestruzes, couve picada e água ad libitum. O grupo de filhotes suplementados recebeu uma dieta igual a do controle acrescida de sementes de girassol trituradas na quantidade de 5% da ração. Uma vez por semana os dados de altura total e massa corporal foram coletados. Não foi observada diferença estatística no número de ovos postos, fertilidade e eclodibilidade entre o grupo controle e suplementado (p> 0,05). Entretanto, verificou-se uma tendência de melhora reprodutiva no grupo suplementado. Além disto, não houve diferença significativa no crescimento dos filhotes (p>0,05). Mas, o crescimento dos filhotes foi influenciado pela suplementação dos pais e não sofreu influência da suplementação dos filhotes.

Description:

Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada, Instituto de Ciências Biológicas, 2008.

Show full item record

 

Files in this item