dc.contributor.author |
Vargas, Vagner de Souza |
|
dc.contributor.author |
Lobato, Rubens Caurio |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-02T15:24:42Z |
|
dc.date.available |
2012-10-02T15:24:42Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
VARGAS, Vagner de Souza; LOBATO, Rubens Cáurio. O desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis uma estratégia de educação nutricional no ensino fundamenta. Vita et Sanitas, Trindade, v. 1, n. 1, p. 24-33, 2007. Disponível em:<http://www.fug.edu.br/revista/artigos/Organizados/O_desenvolvimento_de_praticas_alimentares_saudaveis_.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2609 |
|
dc.description.abstract |
O conhecimento da nutrição é uma construção científica que os nutricionistas, que
trabalham com educação nutricional, têm criado para representar um processo cognitivo do indivíduo, relacionado à informação acerca do alimento e nutrição. O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão bibliográfica, propondo o início de uma discussão sobre a promoção de hábitos alimentares saudáveis no ensino fundamental, através da inserção da educação nutricional no contexto escolar. Neste sentido, parece relevante exibir e estimular o consumo de alimentos saudáveis e não comercializar alimentos prejudiciais, havendo evidências de que a disponibilidade de alimentos em lanchonetes influencia hábitos alimentares e não o contrário. Portanto, salienta-se a necessidade da inserção da educação nutricional desde a infância, com difusão destes conhecimentos através de profissionais aptos e formados para tanto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The nutrition knowledge is a scientific construction which nutritionists, who work
with nutritional education, have created in order to represent an individual cognitive
process, related to the food and nutritional information. The aim of this study was to do a review of literature which should propose the starting of a discussion about the healthy habits promotion at school through the nutritional education in the scholar context. In this way, it seems to be relevant to show and stimulat the increasement of healthy feed consumption and do not market harmful feed in despit of there are some evidences that the readiness of it in school snack bars would influence feeding habits and not the opposite. So, we exalt the needing of nutritional education inserction since childhood, since this informations should be publishied by experts in nutrition. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação nutricional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Nutritional education |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Science education |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis uma estratégia de educação nutricional no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The development of heal thy feeding pratices: a strategy of nutritional education in schools |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |