Biomassa, produtividade e nutrientes de salvinia herzogii de la sota e azolla filiculoides lam., em dois corpos d’água rasos subtropicais (Rio Grande, RS-Brasil)

Trindade, Claudio Rossano Trindade

Abstract:

Salvinia herzogii de la Sota e Azolla filiculoides Lam. são macrófitas aquáticas flutuantes livres que apresentam uma ampla distribuição geográfica. No Estado do Rio Grande do Sul, ambas são encontradas colonizando diferentes corpos d’água, porém, há uma lacuna de informações regionais sobre seus aspectos bioecológicos. Visando ampliar o conhecimento destas espécies nos ambientes aquáticos rasos da região, foram determinadas a variação de biomassa, a produtividade e as concentrações de nutrientes nos tecidos de S. herzogii e A. filiculoides crescendo em ambiente natural. Os estudos foram realizados em dois lagos do campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, município do Rio Grande, RS. Salvinia herzogii foi coletada, em um lago mesotrófico (Lago das Dunas) em estande monoespecífico (P1) e no interior do estante de Typha domingensis (P2). As amostragens foram realizadas aleatoriamente, em cinco réplicas por ponto, em intervalos mensais entre fevereiro de 2007 e janeiro de 2008. Para Azolla filiculoides a amostragem foi aleatória em tréplicas, nos meses entre novembro de 2000 e outubro de 2001 em um lago distrófico (Lago Negro). Em ambos os estudos foram obtidos o peso seco, a concentração de nutrientes da biomassa vegetal, e estimada a taxa de produtividade primária. Paralelamente aos estudos das macrófitas, foram determinadas as variáveis limnológicas dos lagos. Nos dois ambientes, as plantas permaneceram presentes durante todo ano, mostrando uma variação sazonal de biomassa, com valores elevados entre primavera-verão, e menores entre outonoinverno. No Lago das Dunas, S. herzogii apresentou maiores valores de biomassa no interior do estande de T. domingensis, praticamente durante todo o período avaliado. Em estande monoespecífico (P1) S. herzogii apresentou valores de biomassa entre 83,68 e 192,38 gPS.m-2. Neste, os valores de N-total variaram entre 25,98 e 34,25 g.Kg-1, e as concentrações de P-total entre 0,59 e 2,42 g.Kg-1. No interior do estande de T. domingensis (P2) foram registrados os maiores valores de biomassa, entre 138,30 e 270,57 gPS.m-2, diferindo significativamente do P1. As concentrações de N-total e P-total no tecido da macrófita variaram entre 8,99 e 40,0 g.Kg-1 e 0,48 e 2,31 g.Kg-1, respectivamente. Os resultados indicam que S. herzogii encontra um habitat mais favorável para manutenção de biomassaem associação com T. domingensis quando comparado a um estande monoespecífico. Azolla filiculoides apresentou valores de biomassa entre 170,96 gPS.m-2 e 34,28 gPS.m-2. A maior taxa de produtividade primária foi de 3,33 gPS.m-2.d-1, e as concentrações de C,N,P nesta planta apresentaram variações (mínima e máxima) de 403 a 551 g.Kg-1, 13,4 a 25,7 g.Kg-1 e 0,5 a 1,88 g.Kg-1, respectivamente. As duas macrófitas são importantes compartimentos de nutrientes, apresentando variação de biomassa associada as condições de sazonalidade, e com maiores teores de nutrientes após a estação de crescimento.

Description:

Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Instituto de Ciências Biológicas, 2008.

Show full item record

 

Files in this item