dc.contributor.advisor |
Ruscheinsky, Aloísio |
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dc.contributor.author |
Hädrich, Wanise Rilho |
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dc.date.accessioned |
2012-11-22T15:55:30Z |
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dc.date.available |
2012-11-22T15:55:30Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.identifier.citation |
HÄDRICH, Wanise Rilho. Hábitos de vida, aptidão física relacionada à saúde: um estudo de escolares do ensino médio. 2005. 161f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2810 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2005. |
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dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo foi descrever o perfil de escolares do ensino médio, da rede pública estadual de ensino, no município de Rio Grande, em relação aos seus hábitos de vida, atividades físicas habituais e aos níveis de aptidão física relacionada à saúde (PROESP – BR, 2002) com o intuito de fornecer informações que permitam estruturar a elaboração de programas para a área de saúde, bem como da Educação Física escolar, promovendo a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis. Foram analisados 516 escolares do ensino médio com idade entre 14 e 19 anos completos, sendo 241 do sexo masculino e 275 do sexo feminino. Para coleta de informações referente aos hábitos de vida foi utilizado questionário adaptado por Torres (1998). Para a aptidão física relacionada à saúde foram medidas as variáveis estatura, massa corporal, índice de massa corporal e utilizou-se os testes de “sentar-e-alcançar" , número de abdominais/minuto (sit-up´s), e corrida/caminhada 9 minutos da bateria PROESP-BR (2002). Para verificação da pressão arterial o método com técnica auscultatória, com esfigmomanômetro aneróide foi utilizado, e para os dados da atividade física habitual aplicou-se questionário traduzido e modificado por Nahas (2003) para uso educacional. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva referente às ocorrências em valores absolutos e percentuais. Utilizaram-se tabelas com as médias e desvios padrão, e gráficos de ocorrência. Aplicou-se o teste de Student para amostras independentes para comparação entre os gêneros sexuais, e para verificar as diferenças nos intervalos de idade, no interior de cada sexo a análise de variância ANOVA, bem como o teste do qui-quadrado para verificação de associações entre as variáveis. Em todas as interpretações adotou-se o nível de significância de 0,05. Utilizou-se o programa SPSS 10.0 for Windows. Evidenciou-se através dos resultados uma situação de insuficiência quanto à aptidão física relacionada à saúde dos escolares, bem como apresentação de características predominantemente sedentárias. Encontrou-se associação entre ser inativo, pouco ativo e estar abaixo da zona saudável para algumas variáveis; e ser moderadamente ativo, muito ativo e estar na/acima da zona saudável. A Escola, através dos programas de Educação física, deve assumir, portanto, a responsabilidade na promoção de estilos de vida ativo, saudável, almejando melhor qualidade de vida. |
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dc.description.abstract |
The objective of this study was to describe the profile of high school students from public schools in the city of Rio Grande concerning to their life habits, typical physical activities and their levels of fitness related to health (PROESP - BR, 2002) in order to provide information that would allow to support the elaboration of programs for the areas of health and school physical education to promote active and healthy life styles. 516 high school students between 14 and 19 years old, being 241 boys and 275 girls were analyzed. A questionnaire adapted by Torres (1998) was used to collect information about life habits. In order to evaluate physical fitness related to health the variables - stature, body mass, body mass index were measured and tests "sit and reach", Sit-up’s per minute, 9 minute running/walking from the battery PROESPBR (2002) were used. To check arterial pressure the method with auscultation technique, with aneroid esfigmanometer was used, and for the data of habitual physical activity the questionnaire translated and modified by Nahas for educational use(2003) was applied. Descriptive statistics was used for data analysis referring to occurrences in absolute and percent values. Tables with averages, standard deviation and occurrence graphics were also utilized. Test T of Student for independent samples for comparison between sexual genders was applied and to verify the differences in age intervals, in the interior of each sex the variance analysis ANOVA as well as Qui-square test for verification of associations between variables. In all interpretations the level of significance adopted was 0,05.Program SPSS 10.0 for Windows was used. The results showed a situation of insufficiency regarding to fitness as well as the presentation of highly sedentary features in students. An association between being inactive, a little active and being below the health zone for some variables was found , and being moderately active, very active and being on/above the health zone. The school, through
Physical Education programs, should assume the responsibility in the promotion of active, healthy life styles in order to achieve better life quality. |
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dc.description.abstract |
El objetivo de este estudio fue describir el perfil de estudiantes de la enseñanza media, de la red pública estadual de enseñanza, en la ciudad de Rio Grande, en relación a sus hábitos de vida, actividades físicas habituales y a los niveles de aptitud física relacionado a la salud (PROESP - BR, 2002) con el intuito de suministrar informaciones que permitan estructurar la elaboración de los programas para el área de la salud, bien como de la Educación Física escolar, promoviendo la adopción de estilos de vida activos y saludables. Fueron analizados
516 estudiantes de la enseñanza media con edad entre 14 y 19 años completos, siendo 241 del sexo masculino y 275 del sexo femenino. Para la colecta de informaciones referentes a los hábitos de vida fue utilizado el cuestionario adaptado por Torres (1998). Para la aptitud física relacionada a la salud fueron medidas las variables estatura, masa corporal, índice de masa corporal y se utilizó los testes de “sentar-y-alcanzar”, número de abdominales/minuto (situp’s), y corrida/caminada 9 minutos de batería PROESP-BR (2002). Para la averiguación de la presión arterial fue utilizado el método con técnica auscultación, con esfigmomanómetro aneroide, y para los datos de la actividad física habitual se aplicó cuestionario traducido y modificado por Nahas (2003) para el uso educacional. Para el análisis de los datos fue utilizada la estadística descriptiva referente a las ocurrencias en valores absolutos y porcentuales. Se utilizaron tablas con los promedios y desvíos padrones, y gráficos de ocurrencia. Se aplicó el teste t de Student para muestras independientes para la comparación entre los géneros sexuales, y para verificar las diferencias en los intervalos de edad, en el interior de cada sexo el análisis de variancia ANOVA, bien como el teste del qui-cuadrado para la verificación de asociaciones entre las variables. En todas las interpretaciones se adoptó el nivel de significación de 0,05. Se utilizó el programa SPSS 10.0 for windows. Se evidenció a través de los resultados una situación de insuficiencia cuanto a la aptitud física relacionada a la salud de los estudiantes, bien como la presentación de características predominantemente sedentarias. Se encontró la asociación entre el ser inactivo, poco activo y por estar debajo de la zona saludable para algunas variables; y el ser moderadamente activo, mucho activo y por estar en/arriba de la zona saludable. La escuela, a través de los programas de Educació Física, debe asumir la responsabilidad en la promoción de estilos de vida activos, saludables, deseando mejor calidad de vida. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Aptidão física |
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dc.subject |
Atividade física |
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dc.subject |
Educação física |
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dc.subject |
Estilo de vida |
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dc.subject |
Hábitos |
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dc.subject |
Qualidade de vida |
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dc.subject |
Saúde |
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dc.subject |
Fitness |
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dc.subject |
Habits |
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dc.subject |
Health |
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dc.subject |
Life quality |
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dc.subject |
Life style |
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dc.subject |
Physical activity |
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dc.subject |
Physical education |
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dc.subject |
Aptitud física |
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dc.subject |
Actividad física |
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dc.subject |
Educación física |
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dc.subject |
Calidad de vida |
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dc.subject |
Salud |
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dc.title |
Hábitos de vida, aptidão física relacionada à saúde: um estudo de escolares do ensino médio |
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dc.title.alternative |
Life habits, fitness related to health: a study of high school students |
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dc.title.alternative |
Hábitos de vida, aptitud física relacionado a la salud: uno estudio de estudiantes de la enseñanza media |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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