dc.contributor.advisor |
Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de |
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dc.contributor.author |
Zamberlan, Cláudia |
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dc.date.accessioned |
2012-11-22T16:47:06Z |
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dc.date.available |
2012-11-22T16:47:06Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.identifier.citation |
ZAMBERLAN, Cláudia. Qualidade de vida de clientes submetidos a intervenção coronária percutânea. 2005. 161f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2814 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2005. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A questão norteadora deste estudo surgiu a partir da prática assistencial em unidade de
hemodinâmica. Ao pesquisar o tema qualidade de vida de clientes submetidos a procedimentos hemodinâmicos buscou-se respostas para a questão norteadora: Como é a
qualidade de vida de clientes submetidos a intervenção coronária percutânea no contexto
domiciliar? Para que esta e outras indagações pudessem ser respondidas objetivou-se investigar a qualidade de vida de clientes submetidos a intervenções coronárias percutâneas no contexto domiciliar. Justifica-se este objetivo a partir dos pressupostos de que a qualidade de vida pode ser mensurada através de escalas específicas permitindo o entendimento da objetividade, subjetividade, multidimensionalidade e presença de questões positivas e negativas relacionadas aos sujeitos, além do que a qualidade de vida influencia no restabelecimento de clientes submetidos a intervenções coronarianas, especialmente no que se refere a sua adaptação a essa nova condição de vida. Neste sentido, realizou-se um levantamento documental no Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia do Rio Grande, para buscar os sujeitos a serem pesquisados. Após esta etapa a coleta de dados processou-se através da observação sistemática e da aplicação do instrumento WHOQOL-bref, que
mensura a percepção dos sujeitos acerca da qualidade de vida, a partir de quatro domínios e vinte e seis facetas. A partir da coleta de dados os mesmos foram analisados
quantitativamente seguidos de uma discussão qualitativa onde se encontrou os seguintes
achados quanto aos domínios e facetas do instrumento: os sujeitos pesquisados inseriram-se no nível intermediário de satisfação quanto aos domínios. Em relação ao domínio físico as facetas melhor avaliadas foram capacidade de locomoção, necessidade de tratamento para levar a vida diária e satisfação com a capacidade de desempenhar as atividades cotidianas, contrapondo-se a estas encontra-se a faceta pior avaliada que foi a dor física como empecilho para fazer o que se precisa. Em relação ao domínio psicológico a faceta melhor avaliada diz respeito ao sentido da vida, em contra ponto a que refere sentimentos negativos, como mau humor, desespero, ansiedade foi a pior avaliada. Quanto ao domínio social destacou-se a
faceta relativa a satisfação com as relações pessoais, porém, a satisfação com a atividade
sexual foi a pior avaliada. Em relação ao domínio ambiental a faceta que tende ser melhor avaliada relaciona-se com a satisfação com o local onde o sujeito reside, porém possuir dinheiro suficiente para satisfazer as necessidades diárias foi a faceta pior avaliada neste domínio. A avaliação destes dados permite um conhecimento da qualidade de vida dos sujeitos pesquisados, além do que, propicia subsídios para elencar ações educativas que vão ao encontro das necessidades dos sujeitos pesquisados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The main subject of this study appeared from the aiding practice in haemodynamics unit.
Researching the theme of quality life of customers submitted to haemodynamic procedures, answers were looked for to the northern subject: how is the life quality of customers submitted to coronary intervention in home context? For answer this and other inquiries it was aimed at investigate the quality of life of customers submitted to coronary interventions in home context. This aim is justified by the suppositions that the life quality can be measured through specific scales, allowing the understanding of objectivity, subjectivity, multidimensionality and presence of positive and negative inquiries in relation to the patients, and in what way the life quality influences in the customers' re-establishing, especially in referring their adaptation to new life conditions. In this sense, took place a documental research in Haemodynamics and Cardiology Service of Rio Grande, to look for patients in those conditions. After this stage, data collection was processed by the systematic observation and through WHOQOL-bref instrument application, which measures quality life, from four upper hands and twenty-six facets. Data were analyzed quantitatively, followed by a qualitative discussion, when were identified these discoveries reporting to the instrument
domains and facets: the researched subjects point out an intermediate level of satisfaction in relating to the domains. Relating to the physical domain, the facets better evaluated were locomotion capacity, treatment need to take the daily life and satisfaction with the capacity to carry out the daily activities, and the worse facet was the physical pain as difficulty to do what one needs. In relation to the psychological domain the appraised better facet concerns to the sense of the life, and the worse refers negative feelings, as bad mood, despair, anxiety. In the social domain stood out as the relative facet the satisfaction with the personal relationships, however, the bad satisfaction with the sexual activity was appraised worst. In relation to the environmental domain the facet that tends to be better-evaluated satisfaction point to place where the subject resides, and not to possess enough money to satisfy the daily needs was the appraised worse facet in this domain. The evaluation of these data allows understanding the researched subjects life quality; in addition, it propitiates subsidies for point out to educational
actions that satisfy the needs of researched subjects. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El asunto principal de este estudio apareció de la práctica ayudando en una unidad de
hemodinámica. Investigando el tema de la calidad de vida de clientes sometidos a los
procedimientos de hemodinámica, se han buscado las respuestas para esta pregunta al asunto: Cómo está la calidad de vida de los clientes sometidos a la intervención coronaria, en el contexto de su casa? Para responder a esta y a otras preguntas se ha propuesto como objetivo una pesquisa de campo. Este objetivo está justificado por las suposiciones que la calidad de vida puede medirse a través de escalas específicas, permitiendo la comprensión de objetividad, subjetividad, dimensionalidad y la presencia de cuestiones positivas y negativas, con relación a los sujetos y de qué manera la calidad de vida influencia él restablecimiento del cliente, sobre todo refiriéndose a su adaptación a las nuevas condiciones de vida. En este sentido, tuve lugar una investigación documentaria en el Servicio de Hemodinámica y Cardiología de Río Grande, para buscar a los pacientes en esas condiciones. Después de esta fase, la colección de los dados se procesó por la observación sistemática y a través de la
aplicación del instrumento WHOQOL-bref que mide la calidad de vida de cuatro dominios y
veintiséis facetas. Se analizaron los dados colectados cuantitativamente, siguiendo una
discusión cualitativa, cuando se identificó estos descubrimientos: los asuntos investigados señalan un nivel intermedio de satisfacción relacionado a los dominios. En relación con el dominio físico, las facetas bien evaluadas eran la capacidad de locomoción, necesidad del tratamiento para llevar su vida diaria y satisfacción con la capacidad de hacer las actividades diarias, y la más peor faceta era el dolor físico por la dificultad de hacer lo que uno necesita.
Respecto al dominio psicológico, la faceta que obtuve mejor evaluación fu el sentido de la vida, y él más peor se refiere a los sentimientos negativos, como humor malo, desespero, ansiedad. En el dominio social, se destacó como positiva la faceta relativa a la satisfacción con las relaciones personales, sin embargo, se estimó como la mala satisfacción la actividad sexual peor. Respecto al dominio medioambiental, la faceta que fue bueno-evaluada es la satisfacción con el lugar donde se reside, y no poseer bastante dinero para satisfacer las
necesidades diarias era la más peor faceta estimada en este dominio. La evaluación de estos dados permite la comprensión de la calidad de vida de los sujetos evaluados y, además, propicia los subsidios para establecer acciones educativas que satisfagan las necesidades de los pacientes investigados. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Investigação |
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dc.subject |
Qualidade de vida |
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dc.subject |
Pacientes de intervenção coronariana |
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dc.subject |
Investigation |
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dc.subject |
Life quality |
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dc.subject |
Patients of coronary artery intervention |
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dc.subject |
Investigación |
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dc.subject |
Calidad de vida |
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dc.subject |
Pacientes de intervención en la arteria coronaria |
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dc.title |
Qualidade de vida de clientes submetidos a intervenção coronária percutânea |
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dc.title.alternative |
Quality life of customers submitted to haemodynamic procedures |
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dc.title.alternative |
Calidad de vida de clientes sometidos a los procedimientos de hemodinámica |
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dc.type |
masterThesis |
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