Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos

Dumith, Samuel de Carvalho; Ramires, Virgilio Viana; Souza, Matheus Jesuino Alves de; Moraes, Daniel Souza; Petry, Fabrício Godoy; Oliveira, Eduardo Soldera; Ramires, Sandro Viana; Marques, Alexandre Carriconde

Abstract:

 
Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde estão bem evidenciados na literatura científica. O objetivo do presente estudo foi descrever a aptidão física relacionada ao desempenho motor de crianças e adolescentes e examinar as diferenças de acordo com sexo, idade, tipo de escola (pública ou privada) e região geográfi ca da escola (urbana ou rural). Uma bateria de cinco testes motores foi aplicada a 526 alunos entre sete e 15 anos do ensino fundamental de Rio Grande, RS: salto em distância parado, arremesso de “medicineball”, barra modifi cada, corrida de 20 metros e quadrado. Os resultados apontam que o desempenho em todos os testes foi superior para os rapazes e aumentou diretamente com a faixa etária. Estes foram os principais preditores da aptidão física dentre as variáveis examinadas. O tipo de escola só teve infl uência sobre o desempenho no teste de arremesso de “medicine-ball”, em que alunos da rede privada obtiveram valores médios maiores. Escolares da zona urbana atingiram um melhor desempenho em todos os testes, exceto no teste de barra modifi cada (sem diferença por região geográfica). A realização de pesquisas com o mesmo enfoque em outras regiões do Brasil permitirá explorar a consistência destes achados e compreender possíveis diferenças.
 
There is strong evidence regarding the benefi ts of physical fi tness development upon health. The aim of this study was to describe the physical fi tness related to motor performance in children and adolescents, and to examine if there are differences according to sex, age, type of school (public or private) and geographic region (urban or rural). A battery comprising of fi ve motor tests were administered to 526 students aged seven to 15 years from elementary schools of Rio Grande, Brazil: stationary long jump, medicine-ball throw, modifi ed pull-up, 20-meter run and 4-meter shuttle-run. The results indicate that the performance in all tests were higher among boys and increased directly with age group. These two factors (sex and age) were the main predictors of physical fi tness amongst the investigated variables. Type of school infl uenced only the performance in the medicine-ball throw, being higher for students from private schools. Students from urban zone achieved a better performance in all tests, except in the modifi ed pull-up, in which there was no difference between geographic regions. The development of researches with the same approach in other Brazilian regions will allow evaluating the consistency of these fi ndings and understanding possible differences.
 

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