Incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da rede pública municipal de Pelotas e a inexistência de políticas públicas sistematizadas (1987-2003)
Abstract:
A pesquisa buscou investigar a existência de uma política sistematizada de incentivo à leitura na rede pública municipal de ensino de Pelotas/RS, entre os anos de 1987 e 2003. A metodologia utilizada abarcou a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, tendo como fontes documentos pertencentes aos arquivos inativos da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas. Constatou-se que, nesse período, não houve uma política sistematizada de incentivo à leitura por parte do governo municipal e que mínimos foram os reflexos dos programas nacionais de incentivo à leitura na rede de ensino estudada. No entanto, verificou-se a preocupação e a insistência de muitos professores, principalmente aqueles que atuavam em bibliotecas das escolas municipais, em promover o incentivo à leitura. Dessa forma, este artigo mostra que dificuldades foram enfrentadas e que estratégias foram utilizadas por esses professores para amenizar tais limitações.