Abstract:
A partir de questionamentos sobre as ações programáticas e dos profissionais de saúde e de educação voltadas para o adolescer saudável e a concepção dos próprios adolescentes acerca do que seja adolescer saudável, tivemos como objetivo neste estudo compreender a percepção de adolescentes acerca do processo de adolescer saudável, realizamos um estudo qualitativo e
exploratório, utilizando entrevistas semi-estruturadas com adolescentes; de ambos sexos, de uma escola pública da cidade de Pelotas-RS. A partir da análise temática dos dados, foram construídas três categorias: a) Modos de viver um adolescer saudável, em que é apontada a importância de uma alimentação e hidratação adequadas, de cuidados com a higiene e aparência pessoal, de dispor de condições apropriadas de moradia e saneamento básico, além de usufruir de um período de repouso; b) Relacionamentos e interações no adolescer saudável, em que, além do bom relacionamento com as/os outras/os, para um adolescer saudável, se sobressaíram alguns riscos sociais que fazem parte do viver da/o adolescente, como o uso de drogas, o consumo de álcool e fumo e a violência familiar; c) Da adolescência para o mundo adulto, em que a adolescência é reconhecida como um período que exige, também, maturidade, responsabilidade, autonomia, respeito aos limites, por parte das/os adolescentes, o que as/os torna mais valorizadas/os no seu meio de convívio. Atividades relacionadas ao lazer
podem cooperar na socialização da/o adolescente, além de favorecer sua saúde física e mental. Dentre as dificuldades vividas pelas/os adolescentes, a separação dos pais foi caracterizada como um momento de sofrimento, solidão e mudanças no modo de ser. A concepção de adolescer saudável dá-se a partir da visão subjetiva de cada adolescente, para com o seu modo de viver diferentes situações. Evidenciamos um conceito ampliado de adolescer saudável, não
apenas como a ausência de doenças, porém considerando fatores importantes como elementos físicos, sociais, culturais e econômicos.
Partiendo de preguntas sobre las acciones programáticas y de los profesionales de la salud y la educación dirigidas a el adolecer saludable y la concepción de los adolescentes acerca de lo que es adolecer saludable, tuvimos por objetivo en este estudio comprender la percepción de los adolescentes acerca del proceso de adolecer saludable, fue realizado un estudio cualitativo y exploratorio, utilizando entrevistas semiestructuradas con los adolescentes, de ambos sexos, de una escuela pública de la ciudad de Pelotas-RS. Partiendo del análisis temático de los datos, fue construida tres categorías: a) Maneras de vivir un adolecer saludable, lo cual es señalando la importancia de una hidratación y la nutrición adecuada, de cuidados con la higiene y la apariencia personal, de poseer condiciones adecuadas para habitación y saneamiento, y disfrutar de un período de descanso b) Las relaciones e interacciones en adolecer saludable, lo cual, además de buenas relaciones con los / las otros/as, para un adolecer saludable, fueran resaltados algunos riesgos sociales que son parte del vivir del adolescente, como el uso de drogas, el consumo de alcohol y el tabaco y la violencia familiar c) De la adolescencia a la vida adulta, donde la adolescencia es reconocida como un período que requiere, también, madurez, responsabilidad , autonomía, respeto de los límites, por parte de los/las adolescentes, lo que los/las hace más valorados/as en su medio de convivencia. Las actividades relacionadas con el recreo, podrán cooperar en la socialización de los / las adolescentes, y fomentar su salud física y mental. Entre las dificultades experimentadas por e los/las jóvenes, la separación de los padres se ha caracterizado como un momento de sufrimiento, soledad y de cambios en la forma de ser. La concepción de adolecer saludable es dada a partir de la visión subjetiva de cada adolescente, para con el modo de vida en diferentes situaciones. Evidenciamos un concepto ampliado de adolecer saludable, y no solo
de mera ausencia de enfermedades, pero también considerando factores importantes como elementos físicos, sociales, culturales y económicos.
By analyzing questions about the programmatic actions and the education and health professional’s questions about a healthy growing up and the teenager’s conception of what is to grow up in a healthy way, this study had as its goal to comprehend the teenagers’ perception about the healthy growing up. We did a qualitative and an exploratory study using semi-structured interviews with male and female teenagers who study in a public school of Pelotas – RS. Three categories were constructed by the thematic data analysis: a) Ways of live a healthy growing up in which the importance of an adjusted feed and hydration, cares with personal appearance and hygiene, to have housing and basics sanitation appropriate conditions, besides to have a break period; b) Relationships and interactions in a healthy growing up where, beyond a good relationship with other people, some social risks, which are part of every teenager life such as the drugs, cigarettes and alcohol’s use and familiar violence; c) From adolescence to adult world, adolescence is known as the time that requires maturity, responsibility, autonomy and respect to limits. These requirements give more value to teenagers in their living environment. Leisure activities can collaborate to the teenager socialization, beyond to improve their mental and physical health. Among the difficulties experienced by teenagers, the parents’ divorce was characterized as a suffering and a loneliness period, besides to make changes in the way to be. The healthy growing up conception parts from each teenager subjective view from their way of live different situations. We noticed a great concept of healthy growing up, not just with illness absence, but we also consider important factors as economic, cultural, social and physical elements.