dc.contributor.advisor |
Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de |
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dc.contributor.author |
Moraes, Cristiane Lima de |
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dc.date.accessioned |
2012-12-06T18:37:53Z |
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dc.date.available |
2012-12-06T18:37:53Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.citation |
MORAES, Cristiane Lima de. Processo de gestão implementado pelos gestores do pólo de educação permanente em saúde da macrorregião sul do RS: visibilidade dos enfermeiros no processo. 2008. 219f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2956 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2008. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo conhecer as estratégias formuladas e implementadas, com os serviços de saúde e as instituições de ensino na formação dos profissionais de saúde para a consolidação do SUS, na perspectiva dos gestores do Pólo de Educação Permanente em Saúde (EPS) da Macrorregião Sul
do RS e identificar a visibilidade dos Enfermeiros no processo. A coleta de dados,
após aprovação do projeto pelo comitê de ética sob o Parecer n° 157/07, processouse
através do método da entrevista semi-estruturada, aplicado no mês de maio de
2008 a seis sujeitos: gestores da secretaria executiva do Pólo de EPS da Macrorregião Sul/RS. A análise e interpretação dos dados, quanto à categoria Estratégias de Gestão Formuladas e Implementadas pelos Gestores do Pólo permitiu evidenciar a elaboração do plano de ações da EPS pelos gestores do Pólo
de EPS e a elaboração dos Projetos nos níveis de atenção, gestão, formação e controle social formulados e implementados pelos gestores do Pólo a partir das inter-relações estabelecidas entre as instituições de ensino e os serviços de saúde que oportunizaram aproximação entre trabalho e educação com vistas às transformações nas práticas de gestão e (re)organização dos serviços de saúde. Ainda nesta categoria se manifestaram as Mudanças para atender às disposições da Portaria GM/MS n°. 1.996/07. Esses dados levaram os gestores do Pólo de EPS a reformular o plano de ações para realizar as adequações necessárias. A categoria Facilidades e Dificuldades vivenciadas pelos Gestores do Pólo demonstrou que as maiores facilidades foram: o empenho do Ministério de Saúde; parceria formada entre as instituições de ensino; comprometimento dos atores no processo; curso de facilitadores e a credibilidade alcançada pelo Pólo. As maiores dificuldades evidenciaram: falta de participação do Controle Social; pouca autonomia universitária; conflito de poder; trâmites burocráticos e mudança na política de EPS. A categoria visibilidade dos Enfermeiros no processo de gestão do Pólo de EPS contemplou três subcategorias: elaboração do plano de ações; formulação e implementação dos projetos da EPS nos níveis de atenção, gestão, formação e controle social e realização de mudanças para atender a Portaria GM/MS n°. 1.996/07. Em relação a essa categoria o olhar dos gestores ressaltou a formação acadêmica e o trabalho gerencial dos Enfermeiros como elementos fundamentais que possibilitaram e destacaram a visibilidade dos Enfermeiros em todas as etapas do processo de gestão. Concluiu-se que o processo de gestão do Pólo de EPS
permitiu conhecer as estratégias de gestão da EPS formuladas e implementadas pelos gestores do Pólo, a partir das inter-relações estabelecidas entre as instituições
de ensino e os serviços de saúde, nos níveis de atenção, gestão, formação e controle social para formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde. Quanto à visibilidade dos Enfermeiros além de ser identificada, no decorrer de todo o processo, recebeu destaque especial dos gestores. Observou-se que as dificuldades que se manifestaram durante o processo de gestão da EPS foram superadas pelos aspectos facilitadores do processo de co-gestão do Pólo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aimed to learn the strategies formulated and implemented, with health
services and institutions of learning in the training of health professionals to
consolidate the SUS, in view of the managers of the Pole of Permanent Education in
Health (EPS) of macro South RS and identify the visibility of Nurses in the process.
The data collection, after approval of project by the ethics committee under the
Opinion n°. 157/07, was achieved through the method of semi-structured, implemented in May 2008 to six subjects: managers of the executive secretariat of the EPS pole of the macro South/RS. The analysis and interpretation of data, as the category Management Strategies formulated and implemented by managers of the[ pole allowed highlight the Preparation of the plan for shares of EPS by the managers of the Pole of EPS and preparation of projects in the levels of care, management, training and control social formulated and implemented by the managers of the Pole from the inter-relationship between the institutions of education and health services which nurture rapprochement between work and education in order to change in management practices and (re) organization of health services. Also in this category have demonstrated the changes to meet the provisions of Ordinance GM/MS n°. 1.996/07. These data have led the managers of the Pole of EPS to reshape the plan of action to achieve the necessary adjustments. The category Facilities Managers and difficulties experienced by the Pole showed that the major facilities were: the commitment of the Ministry of Health; partnership formed between the institutions of education, involvement of stakeholders in the process, of course facilitators, and credibility achieved by the Pole. The main difficulties highlighted: lack of support from the Social Control; little university autonomy; conflict of power, bureaucratic process, and change in the policy of EPS. The category visibility of Nurses in the management of the Pole of EPS included three subcategories: drawing up the plan of action, formulation and implementation of the projects of the EPS in the levels of attention, management, training and social control, and carrying out changes to meet Ordinance GM/MS n°. 1.996/07. For this category the look of managers emphasized
his education and work management of Nurses as key elements that allowed and highlighted the visibility of Nurses at all stages of the management process. It was concluded that the management of the Pole of EPS helped identify the management strategies of EPS formulated and implemented by the managers of the Pole from the inter-relationship between the educational institutions and health services, in levels of attention , Management, training and social control for training and development of health professionals. As the visibility of Nurses in addition to being identified, during the entire process, received special attention from managers. It was observed that the difficulties which manifested themselves during the process of managing EPS were overcome by facilitators aspects of co-management of the Pole. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudio tuvo como objetivo conocer las estrategias formuladas e implementadas, con los servicios de salud y las instituciones de enseñanza en la formación de los profesionales de salud para la consolidación del SUS, en la perspectiva de los administradores del Polo de Educación Permanente en Salud (EPS) de la Macro región Sur de RS e identificar la visión de los Enfermeros en el proceso. La colecta de datos, tras aprobación del proyecto por el comité de ética bajo el Parecer n° 157/07, se procesó a través del método de la entrevista semiestructurada, aplicado en el mes de mayo de 2008 a seis sujetos: administradores de la secretaría ejecutiva del Polo de EPS de la Macro región Sur/RS. El análisis e interpretación de los datos, cuanto a la categoría Estrategias de Gestión Formuladas e Implementadas por los Administradores del Polo permitió evidenciar la Elaboración del plano de acciones de la EPS por los administradores del Polo de EPS y la elaboración de los Proyectos en los niveles de atención, gestión, formación y control social formulados e implementados por los administradores del Polo a partir de las interrelaciones establecidas entre las instituciones de enseñanza y los servicios de
salud que permitió aproximación entre trabajo y educación con vistas a las transformaciones en las prácticas de gestión y (re) organización de los servicios de salud. Todavía en esta categoría se manifestaron los Cambios para atender a las disposiciones de la Portería GM/MS n°. 1.996/07. Esos datos llevaron a los administradores del Polo de EPS a reformular el plano de acciones para realizar las adecuaciones necesarias. La categoría Facilidades y Dificultades vividas por los Administradores del Polo demostró que las mayores facilidades fueron: el empeño
del Ministerio de Salud; camaradería formada entre las instituciones de enseñanza;
compromiso de los actores en el proceso; curso de facilitadores; y la credibilidad
alcanzada por el Polo. Las mayores dificultades evidenciaron: falta de participación del Control Social; poca autonomía universitaria; conflicto de poder; trámites burocráticos; y mudanza en la política de EPS. La categoría visión de los
Enfermeros en el proceso de gestión del Polo de EPS contempló tres subcategorías:
elaboración del plano de acciones; formulación e implementación de los proyectos
de la EPS en los niveles de atención, gestión, formación y control social; y,
realización de cambios para atender la Portería GM/MS n°. 1.996/07. En relación a
esa categoría la visión de los administradores resaltó la formación académica y el trabajo gerencial de los Enfermeros como elementos fundamentales que
posibilitaron y destacaron la visión de los Enfermeros en todas las etapas del proceso de gestión. Se concluyó que el proceso de gestión del Polo de EPS permitió conocer las estrategias de gestión de la EPS formuladas e implementadas por los administradores del Polo, a partir de las interrelaciones establecidas entre las instituciones de enseñanza y los servicios de salud, en los niveles de atención, gestión, formación y control social para formación y desarrollo de los profesionales de salud. Cuánto a la visión de los Enfermeros además de ser identificada, en el transcurso de todo el proceso, recibió destaque especial de los administradores. Se 10 observó que las dificultades que se manifestaron durante el proceso de gestión de la EPS habían sido superadas por los aspectos facilitadores del proceso de co-gestión del Polo. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Enfermagem |
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dc.subject |
Gestão |
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dc.subject |
Educação em enfermagem |
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dc.subject |
Planejamento e direção de programas |
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dc.subject |
Trabalho |
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dc.subject |
Nursing |
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dc.subject |
Management |
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dc.subject |
Nursing education |
pt_BR |
dc.subject |
Planning and direction of programs |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
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dc.subject |
Enfermería |
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dc.subject |
Gestión |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en enfermería |
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dc.subject |
Planificación y dirección de programas |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo |
pt_BR |
dc.title |
Processo de gestão implementado pelos gestores do pólo de educação permanente em saúde da macrorregião sul do RS: visibilidade dos enfermeiros no processo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Case management implemented by managers of the pole of permanent education in health macro southern RS: visibility of nurses in the process |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proceso de gestión implementado por los administradores del polo de educación permanente en salud de la macro región sur de RS: la visión de los enfermeros en el proceso |
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dc.type |
masterThesis |
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