Liderança como instrumento no processo de trabalho da enfermagem

Amestoy, Simone Coelho

Abstract:

 
O processo de trabalho da enfermagem consiste em um tema essencial sobre o qual deve haver reflexão constante, em virtude das várias mudanças de cunho econômico, social e político, as quais têm afetado a estrutura das instituições hospitalares. Frente a esse contexto, a enfermagem também tem sido atingida, alterando-se o perfil do enfermeiro, passando a ser exigido pelo mercado de trabalho profissionais líderes, críticos, reflexivos, criativos e seguros na tomada de decisões.O desejo de desvelar a liderança e inseri-la como instrumento no trabalho da enfermagem emergiu no início da prática assistencial na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, na qual foi possível perceber a dificuldade dos enfermeiros, principalmente os recém formados, em se posicionar perante a equipe e demais profissionais da saúde, limitando-se muitas vezes a atividades burocráticas, e ausentando-se de seu papel de cuidador e de líder da equipe de enfermagem. Por esse motivo, desenvolveu-se o estudo com o objetivo de conhecer a percepção do enfermeiro frente à utilização da liderança como instrumento gerencial no seu processo de trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório, no qual participaram onze enfermeiras que trabalham na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. O mesmo foi realizado durante os meses de fevereiro e março de 2008. Os preceitos éticos foram baseados na Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, que diz respeito a pesquisas envolvendo seres humanos. Para a coleta dos dados, fez-se uso da entrevista e do grupo focal, posteriormente, a análise de conteúdo foi escolhida como técnica para tratamento dos dados, obtendo-se duas categorias: os significados atribuídos à liderança; construção do líder e suas características essenciais. Considera-se que o objetivo foi plenamente alcançado, pois com o desenvolvimento do estudo obtevê-se com clareza a multiplicidade de significados percebidos pelas enfermeiras frente à liderança como um instrumento gerencial do seu processo de trabalho. A liderança imprime vantagens ao trabalho da enfermagem, no entanto, ainda são grandes as dificuldades para compreendê-la e principalmente para colocá-la em prática na instituição hospitalar, na qual o estudo foi realizado. Com o intuito de modificar esta situação, propõe-se a criação de um programa de desenvolvimento de líderes na enfermagem, a fim de construir líderes politizados, críticos e reflexivos que saibam utilizar a ação e o discurso de forma coerente. Espera-se que este estudo seja de grande valia para todos os profissionais e acadêmicos de enfermagem, por incentivar a reflexão sobre a temática proposta.
 
The nursing working process consists of an essential matter which requires a constant reflection, due to several economic, social and political changes, which have affected the hospital structures. In this context, nursing has also been affected, having the nurse profile changed, resulting in a more demanding working market in terms of leadership, requiring critic, reflexive, creative and sure in making decisions professionals. The wish of revealing the leadership and inserting it as a management tool in the nursing duty, this desire has emerged in the beginning of the assistance practice in the Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, where it was possible to notice the nurses difficulty, mainly in those who have just graduated, in placing themselves in the working team and other health professionals, limiting themselves several times to bureaucratic activities, and refusing their role of carers and nursing team leaders. For this reason, it has been developed the study with the aim of knowing the nurse perception about the use of leadership as a management tool in his working process. It is a qualitative study of a descriptive and exploratory kind, in which participated eleven nurses who work in the Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. This study has been conducted from February to March, 2008. The ethical precepts were based in the Resolution number 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, which concerns researches involving human beings. The data was collected by interviews and from the focal group, afterwards, the analysis of the content was chosen as a technique to deal with the data, getting as a result two categories: the meanings attributed to leadership; building a leader and its fundamental features. It is believed to have fully achieved the aim, since with the development of the study it has been clearly obtained the multiplicity of meanings noticed by the nurses when it comes to leadership as a management tool of their working process. Leadership helps the nurse, nevertheless, there are many drawbacks to fully understand them and mainly to put them into practice in the hospital institution, where the study was conducted. With the idea of modifying the situation, it is suggested the creation of a program of developing of leaders in nursing, in order to build leaders with political awareness, critical and reflexive who know how to use the action and speech in a coherent way. It is hoped that this study will be of a great value for all the nursing professionals and students, to motivate reflection about the subject proposed.
 
El proceso de trabajo de enfermería consiste en un tema esencial sobre el cual debe haber reflexión constante, en virtud de los varios cambios de cuño económico, social e político, los cuales han afectado la estructura de las instituciones hospitalarias. Frente a ese contexto, la enfermería también ha sido perjudicada, alterándose el perfil del enfermero, pasando a ser exigido por el mercado de trabajo profesionales líderes, críticos, reflexivos, creativos y seguros de sus decisiones. El deseo de revelar el liderazgo e insertarlo como instrumento en el trabajo de enfermería, surgió en el inicio de la práctica asistencial en la Santa Casa de Misericordia de Pelotas, en la cual fue posible percibir la dificultad de los enfermeros, principalmente los recién graduados, en posicionarse frente al equipo y demás profesionales de la salud, limitándose muchas veces en actividades burocráticas, y ausentándose de su papel de cuidador y de líder del equipo de enfermería. Por ese motivo, fue desarrollado el estudio con el objetivo de conocer la percepción del enfermero frente al liderazgo como instrumento gerencial en su proceso de trabajo. Se trata de estudio cualitativo del tipo descrito y exploratorio, en el cual participaron once enfermeros que trabajan en la Santa Casa de Misericordia de Pelotas. El estudio fue realizado durante los meses de febrero y marzo del 2008. Los preceptos éticos fueron basados en la Resolución número 196/96 del Consejo Nacional de Salud del Ministerio de la Salud, que se refiere a las investigaciones envolviendo seres humanos. Para la colecta de las informaciones, fue utilizada la entrevista y del grupo focal, posteriormente, el análisis de contenido fue escogida como técnica para tratamiento de los datos, obteniendo dos categorías: los significados atribuidos a liderazgo; construcción del líder y sus características esenciales. Se considera que el objetivo fue plenamente alcanzado, pues con el desarrollo del estudio se obtuvo con clareza la multiplicidad de significados percibidos por las enfermeras frente al liderazgo como un instrumento gerencial de su proceso de trabajo. El liderazgo imprime ventajas al trabajo de enfermería, sin embargo, aún son grandes las dificultades para comprenderla y principalmente para colocarla en práctica en la institución hospitalaria, en la cual el estudio fue realizado. Con el intuito de modificar esta situación, se propone la creación de un programa de desarrollo de líderes en la enfermería, con la finalidad de construir líderes politizados, críticos y reflexivos que sepan utilizar la acción y el discurso de forma coherente. Se espera que éste estudio sea de gran valor para todos los profesionales y académicos de enfermería, por incentivar la reflexión sobre la temática propuesta.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2008.

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)