Abstract:
O interesse desse estudo surgiu a partir da prática profissional da pesquisadora como
enfermeira assistencial do Serviço de Pronto Atendimento. Observa-se que, geralmente, os
trabalhadores de enfermagem se preocupam somente com o objetivo imediato, não
demonstram interesse de um olhar a longo prazo, e nem visualizam o cuidado/trabalho como um todo e por isso encontram dificuldades em promover um cuidado baseado na visão sistêmica. As experiências, descobertas, incertezas e vontade de encontrar caminhos para uma assistência de enfermagem mais qualificada, serviram de incentivo para a proposição da questão de pesquisa: Como os fatores ecossistêmicos do Serviço de Pronto Atendimento do HU/FURG interferem no cuidado/trabalho de enfermagem? Para encontrar respostas a essa questão, a pesquisa teve por objetivo conhecer os fatores ecossistêmicos do Serviço de Pronto Atendimento do HU/FURG que interferem no cuidado/trabalho de enfermagem. O referencial teórico abordou: A teoria dos sistemas e o ecossistema, o hospital e o Serviço de Pronto Atendimento na perspectiva ecossistêmica e o ambiente de trabalho no Serviço de Pronto Atendimento. Como caminho metodológico utilizou-se a pesquisa do tipo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na Unidade de Serviço de Pronto Atendimento de um Hospital Universitário localizado na cidade do Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 11 trabalhadores da equipe de enfermagem do SPA: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que contemplaram os seguintes critérios de inclusão: fazer parte da equipe de enfermagem do SPA há pelo menos seis meses e concordar em participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio do método de observação sistemática do ambiente físico nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 e aplicação de um questionário, organizado em escala do tipo Likert nos meses de abril e maio de 2011. Os dados capturados tanto pela observação sistemática, como pelo questionário, foram analisados por meio da técnica de análise temática e agrupados em cinco categorias: perfil dos sujeitos da pesquisa; fatores ecossistêmicos que prejudicam o cuidado no SPA; as relações interpessoais entre as equipes de trabalhadores; motivação e satisfação dos
trabalhadores da enfermagem com o trabalho realizado e o Serviço de Pronto Atendimento
como um local desencadeador de estresse. Dentre os principais fatores que prejudicam o atendimento destaca-se: Dimensionamento de pessoal inadequado, sobrecarga de trabalho, superlotação, acúmulo de tarefas, falta de coleguismo, comunicação ineficaz, falta de materiais, espaço físico e equipamentos insuficientes e inadequados. Entretanto, merecem ser mencionados como fatores positivos que causam motivação e satisfação aos trabalhadores: Cooperação entre os colegas, participação efetiva de todos, boa afinidade entre a equipe, amor pela profissão, reconhecimento, satisfação e carinho dos usuários. Algumas dessas categorias originaram dois artigos: Elementos abióticos que permeiam o cuidado de enfermagem em um serviço de pronto atendimento: visão ecossistêmica e Interface das relações interpessoais da equipe de enfermagem e o cuidado ao usuário/cliente: visão ecossistêmica. Conclui-se que para um atendimento eficiente e eficaz os fatores bióticos e abióticos precisam encontrar-se
ajustados aos propósitos a serem alcançados no espaço/território/ambiente específico e vistos na sua totalidade.
The interest of this study arose from the professional practice of the researcher as a clinical nurse in an Emergency Care Service. It is observed that, generally, the nursing workers are concerned only with the immediate goal; do not show an interest in looking at long-term and of quality and neither visualize the care / work as a whole and therefore they find difficulties to promote the care based on a systemic view. The experiences, findings, uncertainties, concerns and willingness to find ways for nursing care, more and more qualified, served the incentive for the proposition of the research question: How do the factors of the ecosystem of the Emergency Care Service of the HU/FURG interfere in the care/nursing work? To find answers to this issue, the survey was aimed at knowing the factors of the ecosystem of the Emergency Care Service of the HU / FURG that interfere in the care / nursing work. The theoretical reference understood: The theory of the systems and the ecosystem, the hospital and the Emergency Care Service in the perspective of ecosystem and the work environment at the Emergency Care Service. As a methodology approach was used the research of the descriptive and exploratory type, with qualitative approach. The study was undertaken at the Emergency Care Service, University Hospital "Dr. Miguel Riet Correa Jr.” located in the city of the Rio Grande, in extreme southern Rio Grande do Sul. In the study participated 11 nursing workers of the Emergency Care Service: nurses, technicians and nursing assistants, which encompassed the following inclusion criteria: to do part of the nursing staff of the Emergency Care Service for at least six months and agree to participate of research. The data collection was performed by the method of systematic observation of the physical environment in the months of January and February 2011 and the application of a questionnaire, arranged in a scale of the Likert type in the months of April and May 2011.The data captured both by the systematic observation, as by the questionnaire were analyzed using the technique of thematic analysis and grouped into five categories: profile of research subjects; ecosystem factors that prejudice the care in the Emergency Care Service; the interpersonal relationships between the teams of workers; motivation and satisfaction of nursing employees with work performed and the Emergency Care Service as a local to trigger the stress. Among the main factors that prejudice the service it stands out: inadequate sizing staffing, overwork, overcrowding, accumulation of tasks, lack of collegiality, ineffective communication, lack of awareness of colleagues to continue the service, lack of materials, space physical and equipments insufficient and inadequate. Some of these categories gave ride to two articles: Elements Abiotics that permeate in nursing care in the emergency service: ecosystemic vision and Interface of the interpersonal relations of the nursing team and the care to the user/client: ecosystemic vision. However, deserve to be mentioned as positive factors that cause motivation and satisfaction of the workers: cooperation among colleagues, effective participation of all, good rapport between the team, love for his profession, recognition and affection of the users. It was conclude that for an efficient and effective service the biotic and abiotic factors need to be adjusted to the purposes to be achieved in the space / territory / environment specific and seen in its entirety.
El interés de este estudio surgió de la práctica profesional de la investigadora, como enfermera clínica en el Servicio de Emergencia. Se observa que, en general, el personal de enfermería se ocupa sólo de la meta inmediata, no muestran interés de una mirada en el largo plazo y de calidad, y no visualizan el cuidado / trabajo en su conjunto y, por lo tanto, encuentran dificultades en promover el cuidado basado en una visión sistémica. Las experiencias, los descubrimientos, las incertidumbres, las preocupaciones y la voluntad de encontrar formas de atención de enfermería, más y más cualificado, sirvieron de incentivo para la proposición de la pregunta de investigación: ¿Cómo los factores del ecosistema de lo
Servicio de Emergencia del HU / FURG interfieren en el cuidado / trabajo de
enfermería? Para encontrar respuestas a esta pregunta, la investigación tuvo como objetivo conocer los factores del ecosistema del Servicio de Emergencia del HU / FURG que interfieren en el cuidado/ trabajo de enfermería. El teórico de referencia enfocó: La teoría de los sistemas y el ecosistema, el hospital y el Servicio de Emergencia en la perspectiva del ecosistema y el ambiente de trabajo en el Servicio de Emergencia. Como metodología se utilizó la investigación del tipo descriptivo y exploratorio con enfoque cualitativo. El estudio se llevó a cabo en el Servicio de Emergencia del Hospital Universitario "Dr. Miguel Riet Correa Jr. ", ubicado en Río Grande, en el extremo sur de Rio Grande do Sul. En el estudio participaron 11 trabajadores del equipo de enfermería del Servicio de Emergencia: enfermeros, técnicos y auxiliares de enfermería, que abarca los siguientes criterios de inclusión: hacer parte del personal de enfermería del Servicio de Emergencia durante al menos seis meses y estar de acuerdo en participar en la investigación. La recolección de datos se realizó por el método de la observación sistemática del entorno físico en los meses
de enero y febrero de 2011 y de la aplicación de un cuestionario, dispuesto en una escala tipo Likert en los meses de abril y mayo de 2011. Los datos capturados tanto por la observación sistemática, como por el cuestionario fueran analizados mediante la técnica de análisis temático y agrupados en cinco categorías: perfil de los sujetos de la investigación; factores del ecosistema que afectan el cuidado en el Servicio de Emergencia; las relaciones interpersonales entre los equipos de trabajadores; motivación y satisfacción del empleado de enfermería con el trabajo llevado a cabo y el Servicio de Emergencia como un local disparador de estrés. Entre los principales factores que afectan el servicio se destaca: la falta de personal, exceso de trabajo, el hacinamiento, la acumulación de tareas, la falta de
colegialidad, la comunicación ineficaz, la falta de conciencia de los colegas a continuar con el servicio, la falta de materiales, espacio físico y equipo insuficientes e inadecuados. Sin embargo, merecen ser mencionados como factores positivos que provocan motivación y
satisfacción a los empleados: cooperación entre los colegas, participación efectiva de todos, buena relación entre el equipo, amor por su profesión, reconocimiento y afecto de los usuarios. . Algunas de estas categorias dio lugar a dos artículos: Elementos Abióticos que implícitas la atención de enfermería em um servicio de emergência: visión ecossistêmica e Interfaz de la relaciones interpesonales del equipo de enfermería y los cuidado para el usuario/cliente: visión ecossistêmica. Se concluyo que para un servicio eficiente y eficaz los factores bióticos y abióticos precisan se encontrar ajustados con los objetivos a alcanzar en el espacio / territorio/ambiente específico y visto en su totalidad.