Abstract:
O leito do Jacuí é constituído na sua maior parte por areias que são mineradas regularmente há muito tempo por meio de dragas de conchas e de sucção e o bem mineral levado por barcaças para comercialização na região grande Porto Alegre. Os dados obtidos de velocidade de corrente em períodos de enchente indicam que a corrente tem capacidade suficiente para erodir e ao mesmo tempo transportar granulometria desde finos (siltes e argila) até grânulos. A questão que se coloca e a racionalização de lavra em função da existência ou não da reposição do estoque arenoso em um dado período de tempo. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo discutir o transporte de material, reposição e erosão num trecho do baixo rio Jacuí proximidade da cidade de Charqueadas , tendo por base informações coletadas por um perfilados acústico de velocidades, de amostras de água e sedimentos de fundo em um período de enchente que ocorreu em novembro de 2008. Esta área de mineração de areia para a construção civil é de responsabilidade da empresa Sociedade Mineradora Ltda. Na área foco caracterizar a dinâmica do rio bem como averiguar o transporte de material em suspensão nos períodos de cheia é parte importante para a gestão da área. A campanha realizada com o perfilador acústico de velocidades e demais dados na área, em período de enchente permitiu mostrar a influencia da massa d'água na areia com relação ao trasporte de material em suspensão, na evidente ação erosiva do fluxo sobre as margens e de certa forma auxiliar no entendimento do transporte junto ao fundo.
The Jacuí River riverbed is constituted mainly by sands that have for a long time been regularly mined through shell and suction dredges, and the minerals taken by barges for comercialization at the greater Porto Alegre region. Current velocity data obtained in flooding periods indicate that the current has enough capacity for eroding and at the same tim transporting sedimentt with granulometries fron fine (siltes and clays) to granules. The matter at hand is the rationalization of mining in function of the existence or absence of sand stock reposition in a determined time period. In this sense, this work aimed towards discussing material trasportation, reposition and erosion at a part of the lower Jacuí River, close to the city Charqueadas, based on information collected by an acoustic velocity profiler and water and botton sediment samples, in a flooding period which ocurred in November 2008. Sand mining for construction is performed at the area, and is a responsibility of the Sociedade Mineradora Ltda enterprise. At teh focus area, characterizing river dinamics as well as evaluating suspended material trasport in flooding periods is important for management of the region. The campaign in this flooding period with data fron the acoustic velocity profiler along with other data for the area, allowed demosntration of the influence of the water mass, in terms of suspended material transport, on the evident effect that flow causes on the river margins. The campaign also helped to understand transport along the river bottom.