dc.contributor.author |
Monteiro, Igor Oliveira |
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dc.contributor.author |
Pearson, Márcia Luiza |
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dc.contributor.author |
Möller Junior, Osmar Olinto |
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dc.contributor.author |
Fernandes, Elisa Helena Leão |
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dc.date.accessioned |
2013-03-21T16:42:19Z |
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dc.date.available |
2013-03-21T16:42:19Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.identifier.citation |
Monteiro, Igor Oliveira et al. Hidrodinâmica do Saco da Mangueira: mecanismos que controlam as trocas com o estuário da Lagoa dos Patos. Atlântica, v. 27, n. 2, p. 87-101, 2005. Disponível em: < http://www.lei.furg.br/atlantica/vol27/Numero2/ATL03.PDF>. Acesso em: 15 mar. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3161 |
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dc.description.abstract |
O Saco da Mangueira (SM) é uma enseada semifechada, conectada ao estuário da Lagoa dos Patos. Devido a sua importância local, esta enseada está sujeita a sérios impactos antrópicos. Com a finalidade de fornecer subsídios para o manejo deste ambiente, os objetivos deste trabalho foram: 1) determinar os fatores que controlam a hidrodinâmica do SM; 2) avaliar o efeito que mudanças na geomorfologia do SM teriam na dinâmica do local. Para isso realizaram-se experimentos com o modelo hidrodinâmico de elementos finitos TELEMAC. Os resultados das simulações mostraram que as principais forçantes da circulação do SM são as oscilações submareais no canal estuarino, e a ação local do vento sobre as águas desta enseada. A salinização do SM apresentou um tempo de resposta de 26 horas em relação ao regime de enchente no estuário. Simulações feitas para diferentes cenários mostraram que a construção da Ponte dos Franceses reduziu as trocas (redução de área) e intensificou a velocidade da corrente entre a enseada e o canal estuarino, causando significativas alterações morfológicas. Além disso, a alteração morfológica da conexão entre a enseada e o estuário, como uma alternativa de manejo, não alterou significativamente as trocas entre estes dois ambientes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Saco da Mangueira (SM) embayment is a semi-enclosed system connected to the Patos Lagoon estuary through a narrow inlet. This embayment represents an important system for the region, being subject to several human impacts. The objectives of this study are: 1) to investigate the main factors controlling the hydrodynamics of SM embayment; 2) to evaluate the effect of changing the morphology of the inlet where this embayment connects to the main estuary. The TELEMAC model was used to carry out numerical simulations of the Patos Lagoon estuarine area, with special interest in the hydrodynamics of the SM embayment. Modeling results indicate that the dynamics of SM embayment is directly related to the subtidal oscillations in the
main access channel and to local wind effects. Salinity inside SM responds to the remote wind with a time lag of 26 h regarding salinity in the estuary. Results from the different morphological scenarios indicate that the construction of a bridge reduces the exchanges with the estuary and intensifies current velocity, resulting in significant morphological changes. Moreover, results considering a wider connection between the two systems as a management alternative for the area, did not improve exchanges. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Modelagem numérica |
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dc.subject |
Enseada rasa |
pt_BR |
dc.subject |
Hidrodinâmica |
pt_BR |
dc.subject |
Lagoa dos Patos |
pt_BR |
dc.subject |
Modeling |
pt_BR |
dc.subject |
Shallow embayment |
pt_BR |
dc.subject |
Hydrodynamics |
pt_BR |
dc.subject |
Patos Lagoon |
pt_BR |
dc.title |
Hidrodinâmica do Saco da Mangueira: mecanismos que controlam as trocas com o estuário da Lagoa dos Patos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hydrodynamics of Saco da Mangueira embayment: mechanisms controlling exchanges with the Patos Lagoon estuary |
pt_BR |
dc.type |
article |
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