Show simple item record

dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.contributor.author Albuquerque, Alana Soares
dc.date.accessioned 2013-04-15T18:44:49Z
dc.date.available 2013-04-15T18:44:49Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MOLON, Susana Inês; ALBUQUERQUE, Alana Soares. Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Revista de Educação PUC - Campinas, v. 17, n. 1, p. 55-63, 2012. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/250/233>. Acesso em: 1 abr. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1519-3993
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3212
dc.description.abstract Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender”, que tem como objetivo compreender como as crianças de seis anos estão vivendo e experimentando a infância no contexto de ensinar e aprender. A pesquisa é de cunho qualitativo e se dá sob a orientação da abordagem sócio-histórica. A investigação foi realizada em oito turmas de primeiro ano de uma escola municipal da cidade do Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, por meio de observações em sala de aula e no contexto escolar, registradas em diários de campo, e de entrevistas semiestruturadas com 41 crianças de quatro turmas. As análises dos dados evidenciam que as crianças gostam de brincar na sala de aula, que o lúdico e as diferentes linguagens estão sempre presentes nas práticas pedagógicas e que a formação continuada das professoras é fundamental para compreender essa nova modalidade de ensino. pt_BR
dc.description.abstract This article presents the results of the study “Six-year-old children in the nine-year Elementary School: activities, dialogues, playtimes, imagination, and social interaction in the context of teaching and learning”, which has as main objective the understanding of how six-year-old children enrolled in nine-year Elementary School are living and experiencing childhood in the context of teaching and learning. This is a qualitative research and takes place under the light of social-historical approach. The study was conducted in eight classes of the first year on a public school in Rio Grande, in the state of Rio Grande do Sul, through participant observation in the classroom and school context. The data has been recorded in field diaries, and semi-structured interviews were used with 41 children of four different classrooms. The analysis of collected and produced data makes evident that children like to play in the classroom context, the importance and constant presence of playful activities and different languages in the everyday teaching practices, and that continuing education for teachers is essential to comprehend this new teaching modality. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Formação continuada de professoras pt_BR
dc.subject Pesquisa com crianças pt_BR
dc.subject Primeiro ano do ensino fundamental pt_BR
dc.subject Playtime pt_BR
dc.subject Continuing education for teachers pt_BR
dc.subject Research with children pt_BR
dc.subject First year of the nine-year elementary school pt_BR
dc.title Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental pt_BR
dc.title.alternative Playtime, activities and interactions of children in the first year of the elementary school pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record