Uma visão socio-juridico da terceira idade sob o vies da Educação Ambiental

Porto, Ivalina; Veras Neto, Francisco Quintanilha; Porciuncula, Anacirema da Silva

Abstract:

 
Com o aumento da longevidade, a visão que se tinha sobre o ser humano idoso vem sofrendo transformações e tomando novos rumos. As imagens tradicionais que identificavam a velhice como fase de perdas físicas, cognitivas, de improdutividade não podem mais ser aceitas. Um novo conceito de velhice e de envelhecimento tornou-se uma necessidade social. Este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca da temática do envelhecimento, focando a educação ambiental e a gerontológica como responsáveis pela reversão do cenário ainda vigente de desvalorização do idoso e discutir sobre os seus direitos no Brasil. A formação de recursos humanos especializados para tal finalidade é indispensável à promoção da qualidade de vida na terceira idade. O idoso precisa ser atendido em suas necessidades físicas, psicológicas e culturais, o que requer um projeto sócio-ambiental voltado ao seu desenvolvimento. No âmbito legislativo, o Estatuto do Idoso (Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003) amplia e assegura os direitos dos cidadãos com idade acima de sessenta anos, amparando-os e protegendo-os. A Gerontologia Educacional está contribuindo na educação de idosos e na formação de pessoas para lidar com a velhice, auxiliando, assim, a inserção dos idosos no contexto atual e minimizando os mitos e os preconceitos que cercam a velhice. Também está promovendo a consciência, por parte dos idosos, dos seus direitos e de todo o potencial que possuem, mas ainda desconhecem. O diálogo com a diversidade social, proporcionado pelo viés ambiental, fundamenta e amplia a necessidade de concretizar um novo patamar societário. Como ação política, a educação ambiental reivindica uma nova organização social, expandindo os horizontes da população idosa e pondo em prática a transformação rumo a sua qualidade de vida.
 
A Socio-Juridical View Of Old Age In The Light Of Environmental Education As longevity increases, the view people have of senior citizens has gone through changes and gotten new meanings. Traditional images that used to identify old age as a phase in which there were physical and cognitive losses, besides lack of productivity, cannot be accepted anymore. A new concept of old age and aging has become a social necessity. This paper aims at reflecting on aging by focusing on Environmental and Gerontological Education, which are responsible for changing the current scenario in which senior citizens are still undervalued. It also aims at discussing the rights that senior citizens have in Brazil. The education of human resources to reach this objective is fundamental to promote quality of life in old age. Senior citizens have to have their physical, psychological and cultural needs met. It demands a socio-environmental project which aims at their development. In the legislative field, the Senior Citizen Statute (Law no. 10741 – October 1st, 2003) broadens and ensures the rights of citizens over 60 years old by supporting and protecting them. Educational Gerontology has contributed to the education of senior citizens and of professionals who deal with old age. Therefore, senior citizens have been included in the social context and myths and prejudice towards old age have been mitigated. It has also raised the senior citizens’ awareness regarding their rights and their potential, which had been unknown to them so far. Dialogue with social diversity, which is enabled by an environmental view, grounds and broadens the need to build a new level in society. As a political action, Environmental Education claims for a new social organization, by broadening the senior citizens’ horizons and by leading changes to improve their quality of life.
 

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