Show simple item record

dc.contributor.author Hartmann, Fernando
dc.date.accessioned 2013-04-18T17:44:14Z
dc.date.available 2013-04-18T17:44:14Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-6236
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3250
dc.description.abstract Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais. pt_BR
dc.description.abstract Under new provision to distance learning devices, new pedagogical communication forms arise founded with the use of Internet networks that interrogate linguistics and pedagogy. These arguments justify an examination of language use in these new forms of dialogue. It focus on teaching practice that privileged the online interaction and the creation of a learning community. The analysis shows that in a closed discussion forum with educational goals, like the forchat, the forms of marked reported speech are very frequent. Moreover, it was also possible to confirm the feeling of community membership, the gradual increase in the use of second person and the frequent use of factual elements equal to those used in informal conversations. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Fórum pedagógico pt_BR
dc.subject Comunidade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Discurso pedagógico pt_BR
dc.subject Análise de discursos pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Pedagogical forum pt_BR
dc.subject Learning community pt_BR
dc.subject Pedagogical discourse pt_BR
dc.subject Discourse analysis pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.title Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet pt_BR
dc.title.alternative Analysis of an internet pedagogical forum of discussion pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record