Os livros didáticos como produtos para o ensino de História: uma análise do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD

Matos, Júlia Silveira

Abstract:

 
Entre 2010 e 2012, vivenciamos mais uma campanha do PNLD, ensino fundamental e médio, ou seja, período em que os professores de todo o Brasil escolhem os títulos dos livros didáticos que serão recebidos por sua escola e por consequência utilizados nas salas de aula. Ao analisarmos o principal documento que delineia o processo de escolha dos livros didáticos por parte dos professores observamos certo direcionamento para alguns títulos melhor qualificados dentro das análises apresentadas pelo guia, conforme discorremos no presente trabalho. Sendo assim, antes de ser um fundamental recurso didático, o livro didático de História é um produto comercial, inserido em políticas públicas de educação nacional e por isso precisa ser estudado como tal, o que nos propomos a realizar no presente texto.
 
Between 2010 and 2012, the campaign live PNLD, elementary and secondary education, ie, a period in which teachers from all over Brazil come on the platform of the MEC to choose the titles of the textbooks that will be received by your school and therefore used in classrooms. By analyzing the main document that outlines the process for selecting textbooks for teachers noticed right direction for some better qualified securities within the analyzes presented by the guide, as we discus. Thus, before a key teaching resource, the history textbook is a commercial product, inserted in national education policies and therefore must be studied as such, we propose to make in this text.
 

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