Show simple item record

dc.contributor.author Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
dc.contributor.author Claro, Lisiane Costa
dc.date.accessioned 2013-04-22T22:43:10Z
dc.date.available 2013-04-22T22:43:10Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SCHIAVON, Carmem Gessilda Burgert; CLARO, Lisiane Costa. Centro de documentação histórica da FURG: práticas para a dinamização do ensino de história. Aedos , v. 4, n. 11, p. 294-302, 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/31140/20871>. Acesso em: 14 de abr. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3283
dc.description.abstract O Centro de Documentação Histórica da FURG possui mais de dez acervos que são utilizados para pesquisa pelos estudantes da Universidade. No entanto, além desta possibilidade, estes acervos também podem ser utilizados como uma ferramenta ao ensino de História nos níveis Fundamental e Médio,tendo em vista que o acesso a esses documentos pode proporcionar um maior entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Nesta direção, alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados nessas atividades são: jornais; fotografi as;transcrição de entrevistas, revistas e documentos de História Demográfi ca; desse modo, estes acervos e outros encontrados no CDH-FURG, podem auxiliar os alunos a terem um melhor entendimento acerca dos conteúdos desenvolvidos nas Escolas. Assim, o CDH-FURG está digitalizando parte de seu acervo para melhor dinamizar a utilização desses acervos por parte dos professores e pesquisadores; essa prática já está sendo realizada pelo Programa de Educação Patrimonial da FURG com as Escolas Municipais integrantes do referido Programa.Os estudantes visitam o local e, neste ambiente, entram em contato direto com fotos e jornais, despertando para a história da cidade e, ainda, recebem noções básicas acerca dos cuidados necessários para o manuseio de documentos. pt_BR
dc.description.abstract The Center for Historical Documentation of FURG hás more than ten collections that are used for research by students of the University. However, beyond this possibility, these collections can also used as a tool for teaching history in elementary and high levels, given that access to these documents can provide a greater understanding of content worked in the classroom. In this direction, some examples of documents that can be used in these activities are: newspapers, photographs, transcribing interviews, magazines and documents Demographic History, thus, these collections and others found in the HRC-FURG, can help students have a better understanding of the content developed in the Schools. Thus, the HRC-FURG scanning is part of its collection to better streamline the use of these collections by teachers and researchers, this practice is now being performed by the Heritage Education Program FURG with the members of that Municipal Schools Program. Students visit the site and in this environment, direct contact with photographs and newspapers, awakening to the city’s history and also get the basics about the care needed for the handling of documents. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject CDH-FURG pt_BR
dc.subject Acervos pt_BR
dc.subject Dinamização pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Collections pt_BR
dc.subject Dynamics pt_BR
dc.subject Teaching history pt_BR
dc.title Centro de documentação histórica da FURG: práticas para a dinamização do ensino de história pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record