Show simple item record

dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.date.accessioned 2013-04-24T17:08:18Z
dc.date.available 2013-04-24T17:08:18Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MOLON, Susana Inês. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... Caxias do sul: UCS, 2012. p. 1-15. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/557/346>. Acesso em: 08 abr. 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3312
dc.description.abstract Este artigo apresenta os desafios e as implicações educacionais para as crianças e as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos que foram atingidas pela Lei nº 11.274, que instituiu uma nova modalidade de Ensino. Desde 2006, foram observadas 16 turmas de duas Escolas municipais da periferia da cidade do Rio Grande/RS. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa estavam alicerçados na Abordagem Sóciohistórica e na Sociologia da Infância. Os dados coletados por meio de observações e de entrevistas semiestruturadas com as crianças evidenciaram o modo como as professoras e as crianças estão experimentando essa reorganização do espaço e do tempo no cotidiano escolar. Os principais desafios e implicações educacionais estão relacionados ao modo de conceber as crianças, os processos de desenvolvimento e aprendizado e as relações e práticas sociais na proposta pedagógica, bem como à forma de compreender o lúdico e a brincadeira no processo de ensinar e aprender e de se desenvolver. Esses desafios e implicações questionam se as professoras tiveram ou não conhecimento das orientações legais e se têm assegurado o espaço da formação continuada. Na Pós-graduação é necessário investir e investigar as Políticas de Educação e suas repercussões na Educação Básica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Primeiro ano do ensino fundamental de nove anos pt_BR
dc.subject Pesquisa com crianças pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.title O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR
dc.type lecture pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record