dc.contributor.author |
Arruda, Rogério Dias de |
|
dc.contributor.author |
Molon, Susana Inês |
|
dc.date.accessioned |
2013-05-02T19:08:49Z |
|
dc.date.available |
2013-05-02T19:08:49Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
ARRUDA, Rogério Dias de; MOLON, Susana Inês. A integração das TIC na formação docente em educação ambiental: a nova postura do professor no processo educativo. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 6., 2011, Ribeirão Preto. Anais eletrônicos... Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: <http://files.epea2011.webnode.com.br/200000112-8b3048c2a1/epea2011-0151-1.pdf>. Acesso em 08 abr. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3356 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação docente em Educação Ambiental e quais são as posturas requeridas do professor no processo educativo em que são utilizados tais recursos. Apontamos como as TIC podem servir de apoio à Educação Ambiental. Em geral, a opinião sobre a integração das TIC no processo de ensino é
favorável, haja vista as vantagens para o desenvolvimento de diferentes atividades
acadêmicas. Entretanto, isso vai depender, além da postura do professor perante tais
recursos, de uma disposição para novas aprendizagens e para a interação com os
estudantes, utilizando os novos espaços e recursos tecnológicos. Assim, a Educação
Ambiental também pode valer-se das TIC para estimular e auxiliar na busca de respostas às diversas necessidades que ora se apresentam, pois ao oferecerem maior versatilidade nos processos de formação tais recursos constituem-se importante apoio aos educadores ambientais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article presents a reflection on the integration of Information and Communication Technology (ICT) in teacher training in Environmental Education and what are the attitudes required of teachers in the educational process in which such resources are used. We point out how ICT can be used to support environmental education. In general, the view on the integration of ICT in the teaching process is favorable, considering the advantages for the development of various academic activities. However, this will depend, in addition to the teacher's attitude towards such resources, a provision for new learning and interaction with students, using the new space and technological resources. Thus, Environmental Education can also make use of ICT to stimulate and assist in finding answers to the various needs that sometimes arise as to provide greater versatility in the formation processes such resources constitute a major support for environmental educators. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
TIC |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
ICT |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher |
pt_BR |
dc.title |
A integração das TIC na formação docente em Educação Ambiental: a nova postura do professor no processo educativo |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |