Abstract:
A operação portuária é um assunto relevante e fundamental para o desenvolvimento do país. Assim, com o intuito de contribuir na melhoria dos sistemas portuários, o presente
trabalho aborda uma metodologia para o dimensionamento de frota de rebocadores em terminais portuários, utilizando uma modelagem probabilística para tentar maximizar os serviços oferecidos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos incorridos neste sistema. Nesse trabalho é proposta e aplicada uma metodologia para dimensionar a frota de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da técnica de Modelagem de Filas. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referente ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. Foram usados dados fornecidos pelo setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e pela Praticagem da Barra. No processo de modelagem empregado, levando-se em conta dados históricos de chegadas de navios, foi ajustada uma distribuição de Poisson. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 a 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores. Também é feita uma aplicação considerando-se apenas os anos de 2010 e 2015, adotando-se, para cada um destes anos, uma hipótese otimista e outra pessimista, além do período de funcionamento de 24 horas/dia. Os resultados mostram que são necessários 3 rebocadores no caso da hipótese otimista (tanto em 2010 como em 2015) e na hipótese pessimista de 2015. Agora, no caso da hipótese pessimista para o ano de 2010, dois rebocadores são suficientes.
The port operation is an important issue and critical to the development of the country.
Thus, in order to contribute to the improvement of port systems, this paper discusses a methodology for sizing the fleet of tugs in port terminals, using a probabilistic modeling to try to maximize the services offered and at the same time reducing the costs this system. This paper suggests and applies a methodology to find the appropriate number of tugs to attend the Port of Rio Grande in order to achieve savings and customer satisfaction, making
the use of the Technique of Modeling Queues.
Extensive research and analysis were conducted with the entry and departure data of vessels for the year 2007, together with the number of operations and requests of tugs on the same year. It was used data provided by industry sector of the Superintendence of the Port of Rio Grande (SUPRG) and the Pilotage Bar. In the modeling process used, taking into account historical data on arrivals of vessels, it was fitted a Poisson distribution. The application of this methodology leads to the conclusion that for a period of 24 working hours / days of operation of the Port, for the years 2010 to 2015, the fleet size more indicated to the situation under consideration is three tugs. Also a simulation is done considering only the years 2010 and 2015, adopting, for each of these years, an optimistic and a more pessimistic assumption, and the operating period of 24 hours / day. The results show that three tugs are needed for the optimistic assumption (in both 2010 and 2015) and two tugs for the pessimist one 2015. Now, for the pessimistic assumption for the year 2010, two tugboats are sufficient.
Description:
Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, 2010.