dc.contributor.author |
Rosa, Simone |
|
dc.contributor.author |
Mattos, Viviane Leite Dias de |
|
dc.contributor.author |
Dimuro, Graçaliz Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2013-05-07T18:55:03Z |
|
dc.date.available |
2013-05-07T18:55:03Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
ROSA, Simone; MATTOS, Viviane Leite Dias de; DIMURO, Graçaliz Pereira. Um modelo conceitual fuzzy para análise do risco da avaliação de cursos de graduação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS FUZZY, 2., 2012, Natal. Anais eletrônicos... Natal, 2012. p. 852-862. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/cbsf/2012/0063.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3380 |
|
dc.description.abstract |
A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação dependem de parecer emitido por avaliadores a partir de uma avaliação in loco, usando critérios definidos pelos órgãos competentes. Entretanto, esta avaliação é feita em um tempo exíguo e sem o exame detalhado de todas as evidências, existindo risco de emissão de parecer inadequado. Partindo do pressuposto de que a formalização e o registro de todos os processos existentes em uma Instituição de Ensino Superior (IES) podem minimizar este risco, neste trabalho propõe-se um modelo conceitual fuzzy para análise do risco na avaliação de cursos de graduação, representado pela transparência da gestão em uma IES. O modelo proposto tem como base o modelo de avaliação de risco de controle em auditorias contábeis, introduzido por Antunes. O uso da lógica fuzzy se justifica por auxiliar na execução de um raciocínio aproximado, e o instrumento proposto, que se encontra em fase de validação, pode servir como indicador do detalhamento necessário na verificação das evidências. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de risco |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas fuzzy |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de cursos de graduação |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo conceitual fuzzy para análise do risco da avaliação de cursos de graduação |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |