A representação do discurso outro em um seminário virtual
Abstract:
Tomando como base teórica Lev Vigostki, Mikhail Bakhtin e Jacqueline Authier-Revuz partimos dos pressupostos de que o pensamento se realiza na palavra e de que uma das formas possíveis do processo de aprendizagem é a incorporação das palavras do outro no discurso de um locutor. Analisamos as interações dos participantes de um seminário virtual e interrogamos as formas da língua que possibilitam a um dado discurso se constituir a partir de outros discursos possibilitando assim um processo de aprendizagem que acontece pela incorporação das palavras do outro, explicitando que elas são do outro, a um determinado discurso enunciado. As formas da língua analisadas foram o discurso direto, discurso indireto, modalização em discurso segundo e modalização autonímica de empréstimo. Nós pensamos com as palavras do outro. Este aspecto da aprendizagem que verificamos nos recortes discursivos destacados de um seminário virtual também mostra que as palavras incorporadas nunca o são de modo passivo e as formas como elas aparecem no discurso fazem parte da constante construção do sentido que ocorre na interação do um com o outro.